Café

Café: Estoques as mãos dos produtores são os mais baixos dos últimos 10 anos

Os estoques das cooperativas diminuíram pelo menos 26%, ficando inferior a 2,58 milhões de sacas, os mais baixos desde 2002, revelou o presidente do CNC, Silas Brasileiro


Publicado em: 24/01/2012 às 10:20hs

Café: Estoques as mãos dos produtores são os mais baixos dos últimos 10 anos

De acordo com o Conselho Nacional do Café (CNC), os estoques dos produtores de café no Brasil, maior produtor mundial do grão, estão caindo para os mais baixos níveis em uma década, o que vai manter os preços acima de US$ 2 (R$ 3,53) por libra-peso (unidade de medida equivalente a 453,597 g).

Os estoques das cooperativas diminuíram pelo menos 26%, ficando inferior a 2,58 milhões de sacas, os mais baixos desde 2002, revelou o presidente do CNC, Silas Brasileiro. Os estoques eram de 3,5 milhões de sacas no ano passado. O CNC vai divulgar uma atualização dos estoques em fevereiro, afirmou Silas.

A produção no Brasil, também maior exportador do mundo, vai crescer para entre 49 milhões e 52,3 milhões de sacas neste ano, ante as 43,5 milhões de 2011, de acordo com informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume vai superar o recorde de 2002, de 48,5 milhões de sacas.

“Os consumidores de café no mundo não reduziram o consumo em função da crise econômica”, disse o presidente do CNC. “Os estoques estão muito baixos porque a demanda está firme e o tempo não tem ajudado países produtores como a Colômbia.”

Já o consumo global deve crescer 1,5% este ano, apontou o disse o diretor executivo da Organização Internacional do Café, Robério Silva. O crescimento no consumo deve ser comandado pelos países do Leste Europeu, Brasil, China e Rússia, disse Brasileiro.

Fonte: Notícias Agrícolas

◄ Leia outras notícias