Café

16º Simpósio de Cafeicultura movimenta Manhuaçu e região

O 16º Simpósio de Cafeicultura de Montanha será realizado entre os dias 21 e 23 de março


Publicado em: 06/03/2012 às 16:40hs

16º Simpósio de Cafeicultura movimenta Manhuaçu e região

O evento é realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) e a abertura está marcada para às 9h. Palestras, debates, exposições, seminários e mini-cursos estão na programação dos dois primeiros dias, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia. Já o último dia será um dia de campo, no Centro de Pesquisas Cafeeiras Eloy Carlos Heringer, em Martins Soares, na BR 262, km 12.

OBJETIVOS

O evento tem como objetivos a valorização da economia regional, desenvolvimento das lavouras cafeeiras e melhoria da qualidade do café produzido nas montanhas das Matas de Minas.

Durante os três dias de evento, a expectativa do presidente da ACIAM e coordenador do evento, Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama), é que aproximadamente 4.500 pessoas participem do Simpósio. “Esperamos que essa 16ª edição seja a maior de todas já realizadas. Hoje podemos dizer que o Simpósio de Cafeicultura é um dos maiores eventos da cafeicultura nacional”, destaca.

“A resposta do produtor e do cafeicultor é muito grande. O produtor tem mostrado muito assiduidade na participação, a cada edição a quantidade de pessoas que participam aumenta”, conta. Conforme Toninho, 48 empresas já confirmaram participação no Simpósio. “Deve chegar a 50 até o dia do evento”.

O coordenador disse que esta edição terá muitas novidades. “Ainda estamos montando a programação, que será divulgada na próxima semana, mas posso afirmar que terão palestras boas, com pessoas renomadas ligadas a cafeicultura, com visão de mercado muito interessante, para falar como está a expectativa do preço do café para este ano”, contou. Toninho falou sobre um assunto que será muito debatido no evento. “A questão de como está o café no mundo, como está o consumo, preço, o cenário atual nos países que produzem e nos países que consomem muito café”, destaca. “Vamos trazer pelo menos dois palestrantes que vão dar uma visão global de como está a situação da cafeicultura e as tendências atuais do mercado”, contou Toninho.

Segundo ele, o Simpósio é uma excelente oportunidade para quem é da área de cafeicultura. “Às vezes a pessoa pode pensar que está perdendo dois dias na sua propriedade ou na sua lavoura, mas com as informações que serão passadas no evento é possível aperfeiçoar a produção e preparar uma melhor estratégia de como vender. Uma visão ampla não só do café, mas também do mercado externo, uma visão global”, avalia.

COMO COMEÇOU

O Simpósio de Cafeicultura, de acordo com o Toninho, “foi criado a partir da necessidade da região evoluir seu parque cafeeiro. A busca por essas informações ocorria somente em outros lugares, principalmente em congressos brasileiros de café”. O coordenador contou que foi a partir daí, em uma reunião na ACIAM com diversos cafeicultores e entidades, que surgiu a ideia de fazer o Simpósio. “Um evento em que pudesse trazer palestrantes, pesquisadores para Manhuaçu, com o objetivo de disseminar novas tendências, culturas, formas de manejo e, enfim, de poder lidar com o café”, destacou. O coordenador disse ainda que as primeiras edições do Simpósio eram feitas em apenas dois dias. “Mas com o crescimento do interesse das empresas e dos produtores, o evento passou a ter três dias”, disse.

Além das palestras oferecidas, haverá uma feira comercial com 70 estandes. “Nós fizemos no ano passado uma parceria com a Epamig e Emater, e acrescentamos várias clínicas especificas em alguns assuntos sobre a cafeicultura”, relembra. “As palestras falam são assuntos mais abrangentes, já as clínicas retratam assuntos mais específicos sobre a questão da cafeicultura”, explicou o coordenador.

"A ACIAM em parceria com a Associação de Cafés Especiais (SCAMG), Emater, Sindicato Rural, e diversas outras entidades governamentais ou não, como Epamig, Faemg, Sebrae-MG, entre outras, além de várias empresas privadas, apoiam o desenvolvimento desse evento”, disse.

Participarão do Simpósio pesquisadores, cafeicultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e pessoas interessadas em café, empresas de equipamentos e insumos, cooperativas e associações de cafeicultores. Toninho ressaltou que “os estudantes dos cursos de agronomia e outros cursos relacionados com o Simpósio, que participarem do evento, receberão certificado com 16 horas”.

 INGRESSOS 

Até o dia 20 de março os ingressos custam R$ 15, para os três dias. Já nos dias do evento a entrada vai custar R$ 25. Para o coordenador do evento, o valor cobrado é bastante razoável. “Pois são oferecidos diversos cursos, palestras, mini-cursos e dentro dos estandes as empresas também oferecem benefícios paro o cafeicultor, como mostra de produtos que estão incrementando cada vez mais as tecnologias da cafeicultura”, ressalta.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da ACIAM, na praça 5 de novembro, nº 355, ou pelo telefone (33) 3331-2829. O encerramento do evento será marcado pelo show da dupla sertaneja Hugo e Thiago.

 EXPOSITORES CONFIRMADOS 

Promaq, Sicoob, CEP, Agrofertil Santiago, Pinhalense, Osaka,  Bamaq, Treviso, Scardua, Agroimperial, Embrafer, Supergiro, Brasmag, Sema, Agronelli, DJ Motos, Mvm Mitsubishi, Trator Max, Navelli, Central Campo, Alpha Fertilizantes, Stoller do Brasil, Basf, Atilla, Eq Terra, Bio Soja, Epamig, Emater, Banco Brasil, Sebrae, Coocafe, Predalle, Fertipar, Garavini, Multitecnica, Bahia Agricola, Fertilizantes Heringer, Natufert, Café Brasil, Syngenta, Cheminova e Multitecnica.

Fonte: Diário de Manhuaçu

◄ Leia outras notícias