Publicado em: 09/09/2008 às 10:14hs
Estamos vivendo em meio a uma busca incessante por novas nuances de aroma e sabor. Neste contexto, os cafés gourmet surgem como uma excelente opção para quem está à procura de muito mais que um simples cafezinho.
Além de conter proteínas e óleos especiais, estes cafés provocam sensações inusitadas como gosto adocicado e até achocolatado. São excitações de paladar e olfato que nos levam do floral ao frutado, de castanhas a especiarias. Uma verdadeira explosão de sabores e prazeres. Uma viagem fantástica e rara.
Mas, o café com a qualidade que você espera na xícara, depende de uma série de fatores. Além de um bom cultivo nas fazendas, nos blends e na industrialização, dependem também do ponto perfeito de torra e de moagem.
O modo de preparo é outro ponto que influencia de modo substancial no aroma e no sabor do café. As máquinas de espresso devem estar sempre na regulagem correta para não comprometerem o resultado final. As dosagens indicadas para a quantidade de água e de pó também devem ser obedecidas à risca.
Os que utilizam coadores, seja de papel ou pano, precisam estar atentos quanto a espessura do pó. Os mais finos e torrados devem ter um tempo de preparo mais rápido, ou seja, com menos contato com a água. Já os mais claros e grossos devem ficar mais no coador.
O interessante é tentar diferenciar os cafés pelo sabor residual, aquele que permanece na boca ou na língua após a ingestão. O bom café é aquele que deixa um sabor agradável, com gostinho de quero mais.
Os cafés aromatizados têm feito sucesso. As novas e amplas possibilidades de sabor proporcionam sensações de prazer incomparáveis. A bebida cai perfeitamente no encerramento de um jantar deixando um doce e suave sabor.
Obviamente a escolha do café é algo muito particular, onde é necessário estar disponível para experimentar novos sabores. Também é uma ótima oportunidade para exercitar os sentidos. Abusar do olfato e do paladar, observar, testar e avaliar vários tipos de café pode ser a garantia de um momento único de prazer em cada xícara.
Clodoaldo Iglezia é classificador, degustador e barista de café da Baggio Coffees - empresa centenária no cultivo de grãos - e possui certificados nacionais e internacionais expedidos por organizações como ITAL (Instituto de Tecnologia em Alimentos), IBC/MA (Instituto Brasileiro do Café/Ministério da Agricultura) e WBC.
Fonte: Marília Cardoso - Jornalista - Mtb
◄ Leia outros artigos