Biológicos e Bioinsumos

Controle biológico ganha força no Brasil com avanço de tecnologia nacional

Bioinsumos têm crescimento expressivo e apontam para agricultura mais sustentável


Publicado em: 29/04/2024 às 08:00hs

Controle biológico ganha força no Brasil com avanço de tecnologia nacional

O mercado de bioinsumos no Brasil está em plena ascensão. Um estudo da Kynetec revelou que o setor cresceu cerca de 50% na safra 22/23 em relação ao período anterior, mostrando que o controle biológico está ganhando espaço no país. Esse crescimento é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a promoção do equilíbrio entre pragas e ecossistemas, a busca por práticas mais sustentáveis e o desejo de reduzir o uso de defensivos químicos.

Dentro desse contexto, a tecnologia AURAS® destaca-se como uma aliada do produtor rural brasileiro. Desenvolvida a partir de uma parceria entre a Embrapa e a empresa brasileira NOOA, AURAS® provém da cepa CMAA 1363, um isolado de Bacillus aryabhattai validado pela Embrapa. Esta tecnologia oferece maior proteção ao potencial produtivo das lavouras, ajudando-as a resistir melhor às estiagens e a se desenvolver mais rapidamente quando as condições de cultivo se tornam ideais.

Caio Furtado, Diretor-Executivo de Negócios da NOOA, faz um alerta para os produtores sobre a necessidade de atenção com os Bacillus aryabhattai, pois nem todas as cepas são iguais. Ele explica que a Embrapa encontrou diferentes isolados dessa bactéria na caatinga durante suas pesquisas. No entanto, apenas a cepa CMAA 1363 apresentou as características necessárias para codificar tolerância à seca.

"AURAS® foi desenvolvido a partir do isolamento de bactérias da raiz do cacto mandacaru. A bioprospecção, iniciada em 2009, identificou um microbioma diferenciado na rizosfera das plantas estudadas na caatinga, com um conjunto de micro-organismos durante a estação das chuvas e outro na estação da seca", destaca Furtado. As bactérias do período seco foram selecionadas por sua tolerância à seca e testadas para verificar sua eficácia.

A cepa CMAA 1363 é a única validada pela Embrapa, e sua capacidade de ajudar as plantas a suportar altas temperaturas e períodos de estiagem foi confirmada por diversos estudos. O Diretor-Executivo da NOOA destaca que o AURAS® oferece benefícios por meio de quatro mecanismos principais: estímulo ao desenvolvimento radicular, produção de substâncias que protegem e hidratam as raízes, retenção de água na planta e produção de enzimas antioxidantes.

Além disso, o AURAS® auxilia na redução do acúmulo de substâncias tóxicas nas plantas, como as espécies reativas de oxigênio, convertendo-as em compostos não tóxicos e proporcionando uma limpeza celular profunda. Isso ajuda a mitigar os efeitos do estresse, tornando as lavouras mais resistentes e produtivas. Com um mercado em expansão, o controle biológico desponta como um pilar fundamental para uma agricultura mais sustentável no Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias