Aveia, Trigo e Cevada

WINTERSHOW: Evento discute o futuro do trigo no Brasil

O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, falou sobre o futuro do trigo no Brasil na visão das cooperativas, na manhã desta quarta-feira (17/10), durante o WinterShow 2012 promovido pela Agrária, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado


Publicado em: 18/10/2012 às 10:00hs

WINTERSHOW: Evento discute o futuro do trigo no Brasil

O mesmo tema foi abordado sob o aspecto das moageiras, com o presidente da Abitrigo, Sérgio Amaral, e do governo, com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz. O evento teve pré-abertura na manhã desta terça-feira (16/10), com o tradicional desfile de máquinas antigas, que interrompeu por alguns instantes a tranquilidade local e inaugurou a programação do maior evento de cereais de inverno do Brasil.

Empolgação - O desfile empolgou várias gerações, desde pioneiros até estudantes do Colégio Imperatriz, que também assistiram ao desfile do pátio da instituição. O cooperado Siegfried Milla, 70, ganhou um trator modelo Famules 36 “novo em folha” do dia dos pais. “É um trator de 1960, que veio do leste da Alemanha, idêntico ao primeiro da nossa família, aqui em Entre Rios e que minha mãe comprou financiado, também em 1960”, detalhou Milla.Mais antiga ainda, porém, é a máquina recuperada por Edgar Milla, 16. O Lanz Buldog é de 1937 e também veio da Alemanha ao Brasil, ao desembarcar no Porro de Santos no ano seguinte. “Estamos com ele há dois anos e meio. Fazemos isso por ser uma relíquia, é um trator histórico”.

 Estudantes  - Atentas ao desfile do início ao fim, as alunas do 4º ano do Colégio Imperatriz, Maria Eduarda, 10, e Bruna, 10, parecem ter compreendido o significado do evento. “Gostei porque é importante ver as coisas de antigamente”, analisou Maria Eduarda. “São os tratores com os quais nossos avôs trabalharam”, completou Bruna.

 Programação técnica  - A programação técnica do WinterShow 2012 acontece  nos campos da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), onde estão sendo apresentadas novas tecnologias desenvolvidas pela instituição, dinâmica de máquinas agrícolas, test drive de pick-ups, exposição de cerca de 40 estandes e apresentação de palestras. O evento prossegue até esta quinta-feira (18/10). A organização espera um público aproximado de 3.000 pessoas, entre cooperados, produtores não cooperados, agrônomos, autoridades, pesquisadores e estudantes.

Fonte: Assessoria de Marketing da Agrária

◄ Leia outras notícias