Publicado em: 10/04/2012 às 16:00hs
Em plantios realizados entre 11 de abril e 31 de maio no Cerrado, a cultura do trigo atinge melhores resultados. É o que recomenda o pesquisador Julio César Albrecht, da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No entanto, essa recomendação é feita para as cultivares BRS 254, BRS 264, Embrapa 22 e Embrapa 42, mais utilizadas na região.
Há outras cultivares de trigo irrigado que podem ser cultivadas no Cerrado do Brasil central (MG, GO, DF, MT e Oeste da Bahia). No entanto, as mais cultivadas atualmente são a BRS 254 e a BRS 264, em função do alto potencial de produtividade e da boa qualidade industrial para panificação. São cultivares com alta força do glúten, uma demanda da indústria moageira da região. As cultivares BRS 254, Embrapa 22 e Embrapa 42 são classificadas como trigo melhorador e a BRS 264 como trigo pão — afirma Albrecht.
Segundo ele, lavouras plantadas entre o dia primeiro e 20 de maio têm sido mais produtivas chegando até 7,6 toneladas por hectare. Já, as lavouras plantadas em abril devem ser monitoradas com mais frequência em função principalmente das doenças causadas por fungos como a brusone e as manchas foliares.
No mês de abril o ataque de doenças é mais favorável pelas condições do ambiente principalmente a maior umidade do ar e as temperaturas que ainda são altas neste período — explica.
Ainda de acordo com o pesquisador, essas cultivares apresentam alto potencial de produtividade, bom tipo agronômico e boa qualidade industrial para panificação. Respondem muito bem ao uso das tecnologias indicadas para o manejo da cultura na região do Cerrado e necessitam de tratamentos preventivos com fungicidas para o controle da brusone.
O ciclo da cultivar BRS 264 gira em torno de 110 dias e das outras cultivares em torno de 120 dias. Já a produtividade média da BRS 264 é de cerca de 6,5 t/ha, da BRS 254 e Embrapa 22 em torno de 6,0 t/ha e da Embrapa 42 de aproximadamente 5,8 t/ha.
Para o produtor alcançar altas produtividades com estas cultivares é indicado à utilização de doses altas de nitrogênio. A aplicação do nitrogênio deve ser realizada em duas etapas: no plantio na dose de 20 a 30 kg de nitrogênio por hectare e no início do estádio de perfilhamento (cerca de 14 dias após a emergência das plantas de trigo) na dose de 100 a 120 kg de nitrogênio por hectare. Com estas doses altas de nitrogênio é recomendada a aplicação de redutor de crescimento para evitar o acamamento das plantas. Indica-se a aplicação de Moddus (trinexapaque-etílico) na fase de elongação da cultura (quando a planta está com o primeiro nó visível) na dose de 0,5 litro por hectare.
Outra recomendação importante para o trigo do cerrado é a aplicação de boro na adubação de plantio, para evitar o problema do chochamento (esterilidade masculina). A dose de boro a aplicar pode variar de 0,7 a 1.4 kg por hectare. O efeito residual do boro é de três anos para a forma de FTE e de dois anos para a forma de bórax — orienta o pesquisador.
Já entre os cuidados de manejo do trigo irrigado na região do Cerrado, está o plantio em áreas com altitude igual ou superior a 500 metros. A densidade indicada é de 300 a 380 sementes aptas por metro quadrado e o espaçamento normalmente usado é de 17 centímetros entre linhas.
Outros espaçamentos são possíveis, no entanto, não devem ultrapassar 20 centímetros. Para obtenção de altas produtividades com a cultura do trigo irrigado na região do cerrado, é imprescindível a adoção de uma adubação equilibrada. Para uma criteriosa indicação de adubação, deve-se conhecer principalmente a seqüência de culturas e a expectativa de produção — explica o entrevistado.
As pesquisas em desenvolvimento na Embrapa Cerrados estão avaliando e testando novos materiais. A previsão é de que sejam lançadas novas cultivares de trigo irrigado em 2013 e 2014. Essas variedades, também classificadas indutrialmente como melhoradoras, terão como características principais a alta força de glúten e o rendimento de grãos superior a 110 sacas por hectare.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Cerrados através do número (61) 3388-9898.
Fonte: Portal Dia de Campo
◄ Leia outras notícias