Aveia, Trigo e Cevada

Trigo gaúcho segue com projeções otimistas

Com tamanha preocupação em cima das mais adiantadas lavouras de trigo paranaenses, vemos o trigo do Rio Grande do Sul escapando ileso das ondas de frio e com certo otimismo quanto aos rendimentos


Publicado em: 30/07/2013 às 13:10hs

Trigo gaúcho segue com projeções otimistas

Acompanhamento semanal da EMATER-RS apontou para a finalização do plantio gaúcho de trigo e também o início do período reprodutivo. Segundo o órgão de assistência técnica local, a porção Noroeste do Estado e a região das Missões já apresentam início do florescimento, em área equivalente a 1% do total plantado no Estado.
 
Com isso, as lavouras gaúchas não sofreram com a última onda de frio verificada na região sul do Brasil. De acordo com os primeiros levantamentos do governo argentino, a geada não prejudicou também as lavouras argentinas, por estarem em período reprodutivo.
 
Clima até então vem colaborando para bons rendimentos, e o mercado brasileiro mais enxuto pela ausência de exportações argentinas até meados de dezembro e pelas perdas recentes no Paraná e Paraguai, vai dando mostras de que o trigo gaúcho irá trabalhar seguramente acima dos preços mínimos no período da colheita.
 
Oferta de trigo local atualmente encontra-se bastante escassa no mercado físico. Com o governo ainda tentando atuar na oferta, com um lote de apenas 150 toneladas a ser ofertado na sexta-feira desta semana (02/08) pela CONAB em mais um “mini-leilão”.
 
Última previsão da produção gaúcha de trigo divulgada em início de julho previa colheita de 2,455 milhões de toneladas no Estado, indicando também um aumento de área em 3,5% comparado ao ano anterior.

Fonte: AF News

◄ Leia outras notícias