Aveia, Trigo e Cevada

TRIGO: Fórum Nacional inicia em Guarapuava com 300 participantes

Foi aberto oficialmente, na noite desta segunda-feira (15/10), em Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná, o 7º Fórum Nacional do Trigo. É a primeira vez que o Paraná sedia o evento, promovido pela Embrapa Trigo, Ocepar e Cooperativa Agrária


Publicado em: 17/10/2012 às 08:10hs

TRIGO: Fórum Nacional inicia em Guarapuava com 300 participantes

Estão participando 300 pessoas, entre representantes das cooperativas, indústria, governos estaduais e federal, além de profissionais e empresas que atuam na cadeia produtiva do trigo. Também estão prestigiando o evento três diretores da Ocepar, Jorge Karl (presidente da Agrária), Renato Greidannus (presidente da Batavo) e Carlos Murate (presidente da Integrada). A programação se estende até às 18h desta terça-feira (16/10).

Temas - O Fórum abrange discussões voltadas à questão da comercialização do cereal brasileiro, instrumentos de apoio, mercado internacional e pós-colheita. Outro assunto na programação do evento é a tributação da cadeia do trigo. A diferença na alíquota de ICMS existente entre estados brasileiros, e distinções de procedimentos com relação a produto importado por alguns estados acarreta distorções prejudiciais ao setor e dificulta o escoamento do produto das regiões produtoras para as regiões de consumo. O estabelecimento de uma alíquota unificada nas operações interestaduais com trigo e derivados está em discussão na cadeia produtiva desde a segunda edição do Fórum Nacional do Trigo, em 2006, quando a participação da Secretaria da Fazenda do RS acirrou a competição tributária entre os estados produtores. Neste ano, em Guarapuava, estão previstas apresentações de representantes da fazenda dos três estado, sendo RS, SC e PR, na intenção de chegar a um denominador comum na pauta interestadual. A desoneração de tributos, como PIS e COFINS, para o estímulo à aquisição do trigo nacional pela indústria também faz parte dos debates.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OCEPAR/SESCOOP-PR

◄ Leia outras notícias