Publicado em: 03/05/2012 às 18:30hs
Na mesma safra a cultura propicia pastagem para o gado e produção de sementes numa colheita normal, por isso de duplo propósito.
De acordo com o agrônomo do escritório municipal da Emater de Ijuí, Felipe Kinalski, no momento essa nova tecnologia é pouco verificada em lavouras do Município ou região.
No entanto, ele esclarece que se houver bom acompanhamento o resultado é promissor. Frisou, por exemplo, que o período ideal para o plantio já iniciou, visto que o trigo de duplo propósito pode ser semeado de 20 a 40 dias antes do período indicado para as variedades comuns.
Outra orientação é para a utilização de 10 a 20 por cento a mais de sementes que o indicado para as demais variedades costumeiramente utilizadas. Os agricultores também devem seguir as orientações da adubação nitrogenada para gramíneas forrageiras de estação fria, dividindo as aplicações entre semeadura, perfilhamento e após pastejos.
Felipe Kinalski explica que no momento em que a planta estiver com 30 centímetros de altura os bovinos já podem ser soltos para a pastagem. Segundo o agrônomo, isso propicia maior perfilhamento futuro, o que produz até maior rendimento.
No caso da produção leiteira, conforme Kinalski, experiências comprovaram aumento de rendimento de até três mil litros por hectare. Em relação a rendimento, o trigo de duplo propósito produz, em média, 40 sacas por hectare.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
◄ Leia outras notícias