Aveia, Trigo e Cevada

Trigo de baixa proteína persiste na colheita na Austrália

O trigo colhido no centro de New South Wales contém menos proteína do que o esperado, disseram traders, apertando ainda mais a disponibilidade de trigo de alta qualidade da Austrália, segundo maior exportador mundial do cereal


Publicado em: 23/11/2012 às 17:40hs

Trigo de baixa proteína persiste na colheita na Austrália

Os estoques de trigo de alta proteína já estavam sob pressão com as colheitas no norte de New South Wales e Queensland, Estados que produzem trigo duro de alta qualidade, também mostrando níveis reduzidos de proteína.

A farinha produzida do trigo de alta proteína é utilizada para produzir alimentos como pães e é normalmente exportada para a Ásia para produção de noodles (macarrão).

"Estamos vendo um monte de trigo e cevada de baixa proteína", disse Chris Kochanski, diretor geral da Southern Ag Grain.

"É certamente um ano de proteína mais baixa do que a maioria esperava e as indicações precoces são de que será um ano de proteína abaixo da média."

Os estoques globais de trigo ficaram apertados nos últimos meses com as expectativas de safras menores na Argentina, importante país produtor, clima seco nos Estados Unidos e temores de limites à exportação impostos por Rússia e Ucrânia.

O trigo na bolsa de Chicago subiu perto de 1 por cento nesta semana e mais de 35 por cento desde meados de junho.

NOVAS CHUVAS

Os níveis de proteína abaixo da média são mais um golpe para a produção de trigo na Austrália, que já deve ficar bem abaixo do recorde do ano passado, após o clima seco em Western Australia, maior Estado produtor de trigo, com menores produtividades.

O CBH Group disse, no entanto, que indicações de colheitas em Western Australia sugerem que toda a produção de grãos do Estado deve superar 9 milhões de toneladas, volume mais alto entre as estimativas, com o trigo devendo representar aproximadamente 6 milhões de toneladas.

Enquanto isso, fortes chuvas atingiram New South Wales e Queensland nos últimos dias, mas produtores disseram que a qualidade da safra foi pouco alterada.

O Escritório Australiano de Meteorologia em seu relatório sazonal estimou um clima chuvoso para o verão no norte de New South Wales e Western Australia, áreas as quais analistas dizem ter terminado a colheita, minimizando o impacto sobre as safras.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias