Aveia, Trigo e Cevada

Trigo: Corte na produção gera risco à cadeia

A redução do plantio de trigo, encabeçado pelo Paraná, pode provocar falta do alimento no país, conforme os analistas do setor.


Publicado em: 17/04/2012 às 13:10hs

Trigo: Corte na produção gera risco à cadeia

 “Qualquer situação de redução de oferta no mundo, teríamos um problema de desabastecimento e de elevação de preço”, diz Eugênio Stefanello, técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O desânimo dos produtores paranaenses com a cultura é justificado pela falta de liquidez no mercado doméstico, preços abaixo dos custos e novas exigências de padrão. “O grão que antes era classificado como trigo pão [mais valorizado] provavelmente não seja mais. Houve pressão da indústria e isso ocorreu sem que a pesquisa tivesse colocado as novas cultivares compatíveis a essa situação”, lembra Stefanello.

Redução

Até o momento, cerca de 15% do trigo produzido no estado em 2011 ainda não foi comercializado, apesar da intervenção do governo. Os produtores decidiram reduzir o plantio 2012 mesmo reconhecendo que o cereal é importante agronomicamente na rotação de culturas e pode elevar a produtividade da soja no verão. A semeadura do cereal apenas começou e, no Paraná, segue até julho.

Fonte: Gazeta do Povo

◄ Leia outras notícias