Publicado em: 15/04/2025 às 13:10hs
Semeadura da safra 2025 inicia com expectativas de menor área plantada
A semeadura da safra de trigo 2025 começou em Goiás e Minas Gerais, com os plantios nos principais estados produtores, como Paraná e Rio Grande do Sul, previstos para iniciar entre maio e junho. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já aponta uma redução de 9,3% na área destinada ao cultivo do cereal em comparação com 2024, o que pode impactar a oferta do produto na próxima safra. A área cultivada está projetada para 2,77 milhões de hectares.
Segundo os pesquisadores do Cepea, embora a diminuição da área plantada com trigo seja uma realidade, o crescimento da produção vai depender diretamente da produtividade das lavouras. No entanto, a produtividade média nacional estimada pela Conab é de 3,06 toneladas por hectare, o que representa um aumento de 18,5% em relação ao ano passado. Esse avanço na produtividade pode ajudar a compensar a redução da área e resultar em uma produção de 8,47 milhões de toneladas de trigo em 2025, o que significaria um aumento de 7,4% sobre o volume registrado em 2024.
De acordo com os especialistas do Cepea, a valorização mais contida nos preços do trigo ao produtor em relação aos preços do mercado atacadista pode impactar negativamente a atratividade do cultivo do cereal nesta temporada. Essa dinâmica de mercado tende a influenciar as decisões dos produtores, levando-os a reavaliar o cultivo de trigo em relação a outras alternativas.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias