Publicado em: 16/07/2012 às 14:00hs
Conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (12-07), as precipitações ocorridas durante esta semana mantiveram a umidade do solo em patamares favoráveis ao plantio do trigo no Rio Grande do Sul, melhorando, de maneira geral, as condições de manejo do solo nas principais regiões produtoras. Essa situação permitiu aos agricultores acelerarem o plantio, que deverá se encerrar ainda neste mês.
As condições climáticas também beneficiaram a germinação e o desenvolvimento inicial das lavouras de trigo implantadas recentemente. Até o presente momento, os agricultores plantaram 82% da área prevista para esta safra, com 72% já germinados. Nas lavouras mais adiantadas, prosseguem os trabalhos de aplicação de fertilizantes em cobertura. Quanto ao estado fitossanitário das lavouras, não foram registrados casos significativos de pragas ou moléstias, com as baixas temperaturas auxiliando nesse sentido.
Se os triticultores não encontram maiores dificuldades neste início de safra, o mesmo não ocorre com a comercialização do grão, pelo menos para aqueles que ainda detêm o produto em estoque. Os negócios mantiveram-se mais uma vez lentos no Estado durante a semana, porém, com um pequeno aumento no valor da saca de 60 kg, que passou para R$ 24,13.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias