Aveia, Trigo e Cevada

Produtores de sementes recebem informações sobre cultivares de trigo disponíveis para próxima safra

Para quem depende da semente, participar de dias de campo é a melhor maneira para saber o que plantar ou oferecer aos agricultores nas próximas safras


Publicado em: 31/10/2012 às 12:40hs

Produtores de sementes recebem informações sobre cultivares de trigo disponíveis para próxima safra

Cerca de 150 produtores de sementes de diversas cidades do Sul do País tiveram a oportunidade de receber informações sobre cultivares de trigo da Biotrigo Genética que estarão disponíveis para a multiplicação no ano que vem. A terceira edição do Dia de Campo Biotrigo aconteceu na Área 2 da empresa, em Passo Fundo/RS.

Com um programa de melhoramento de mais de 20 anos, o evento teve foco nos lançamentos deste ano da Biotrigo. Dividido em quatro estações, o Dia de Campo também foi a oportunidade para os participantes realizarem as suas reservas dos novos materiais observados no campo.

O lançamento TBIO Sinuelo foi o destaque na primeira estação. Filho de Quartzo – cultivar amplamente semeada no Brasil - herdou características importantes, como a alta resistência a germinação na espiga e bom nível de resistência a giberela. De acordo com o gerente Comercial da Biotrigo, Lorenzo Mattioni Viecili, Sinuelo tem ótima resistência à mancha foliar.

“No programa de melhoramento se conseguiu colocar resistência à ferrugem e ao acamamento. Ele se destacou nesse ano pelos ventos fortes aguentando bem no campo. É um trigo para abrir plantio, tem de 5 a 7 dias de ciclo vegetativo a mais que Quartzo, com produtividade superior 8% a esse cultivar”, frisou. De ciclo tardio, tem ampla adaptação para cultivo.

O TBIO Alvorada teve espaço na segunda estação. Trigo seguro na espiga, ou seja, mais forte em resistência a giberela, reduzindo o nível de DON, também tem ótima resistência a germinação na espiga. De ciclo precoce com alto valor de W (força de glúten), boa estabilidade e alta produtividade.

A terceira estação destacou o TBIO Mestre, cultivar de alta produtividade e qualidade industrial, pois tem grande porcentagem de proteína no grão e força de glúten. Sendo classificado como trigo melhorador, ele produz W sem necessidade de manejo de nitrogênio diferenciado. É cultivar de ciclo médio.

Candidatos e divisão por grupos

Já a quarta estação foi o momento para os produtores de sementes conhecerem os materiais candidatos a lançamentos e linhagens interessantes que a Biotrigo está desenvolvendo. Também foi repassada uma palestra técnica comercial sobre pontos de interesse do público presente.

A Biotrigo dividiu o seu portfólio em três grupos em relação a manejo de nitrogênio (N): no Grupo 1 entram os trigos que exigem mais nitrogênio, considerando uma aplicação no pré-espigamento. O Grupo 2 inclui trigos que não precisam de manejo de nitrogênio diferenciado, mas, se feito, respondem em qualidade industrial à aplicação tardia de nitrogênio. Já no Grupo 3 são os trigos que não respondem a aplicação de nitrogênio no pré-espigamento, entregam rendimento e qualidade industrial sempre.

No primeiro grupo estão TBIO Itaipu e TBIO Sinuelo, sendo cultivares que necessitam manejo de nitrogênio diferenciado, ou seja, indicado para trigos de potencial igual ou superior a Quartzo e que respondem em melhora de porcentagem de proteína no grão e Força de Glúten.

Para o Grupo 2 estão relacionados TBIO Pioneiro 2010, TBIO Tibagi e TBIO Iguaçu. Segundo Viecili, essas cultivares não necessitam de manejo diferenciado, mas respondem se realizado. “Elas entregam qualidade adequada em condições normais de cultivo, portanto não dependem tanto do manejo”, explica.

Já o Grupo 3 está composto por TBIO Mestre e TBIO Seleto, além de provisoriamente TBIO Bandeirante e TBIO Alvorada. “São cultivares que não necessitam manejo de nitrogênio e não tem boa resposta se manejadas nas condições até agora testadas. São trigos que geneticamente entregam alto percentual de proteína e força de glúten mais estável”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação BioTrigo Genética

◄ Leia outras notícias