Aveia, Trigo e Cevada

Previsão de geada preocupa produtores de trigo no Paraná

Fenômeno pode ocorrer com até forte intensidade, prevê a Climatempo


Publicado em: 26/07/2013 às 10:15hs

Previsão de geada preocupa produtores de trigo no Paraná

Nesta época do ano, o risco de geadas é comum na região Sul, o que afeta a produção de trigo. Nesta última semana, a forte massa de ar polar que atinge a região, tem favorecido as baixas temperaturas dentro dos campos e a formação de geada em alguns municípios do Paraná.

Nos últimos dias, o frio extremo ocasionou neve e geada generalizada e de forte intensidade. As temperaturas ficaram negativas em muitos municípios. De acordo com a Climatempo, este sistema ainda atua com força sobre a região Sul, e as próximas madrugadas serão frias. Segundo Daniele Otsuki, meteorologista da Climatempo, a previsão ainda é de frio, com temperaturas mínimas abaixo dos 10°C, em todo o Estado. “Até sexta-feira (26), com a disponibilidade de umidade e o frio durante a madrugada, diversas cidades do Paraná podem registar geada com moderada a forte intensidade”, explica Daniele.

Segundo Gilberto Cunha, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a geada pode limitar a produtividade e a eficiência das produções de trigo do Estado. As áreas oeste e norte do Paraná são regiões mais suscetíveis a danos causados por fenômenos desta categoria, já que a cultura está em fase de espigamento/floração. “Nas demais áreas, onde a semeadura foi tardia, não há o risco elevado de eventuais danos causados pelas atuais condições do tempo”, explica Cunha.

Com a formação de pequenas camadas de gelo, a presença de bactérias é mais ativa, o que potencializa os danos causados pelas geadas. Porém, há a capacidade de resistência às baixas temperaturas da planta, chamada e aclimatação. “Desta forma, existe a necessidade de aguardar em torno de uma semana para que sejam levantados os reais danos. O trigo que está nos campos do Paraná tem previsão de colheita entre Agosto e Setembro, deste ano”, finaliza Cunha.

Balanço da safra

No Paraná, os preços favoráveis atraíram os produtores e trigo. Apesar do forte confronto por espaço com o milho safrinha, o total da área plantada (914,4 mil hectares) representa um aumento de 18,2% em comparação à safra anterior, que teve a menor área cultiva desde os anos 1980, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 2 mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil,  seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1, 5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Fonte: Assessoria de Imprensa Climatempo - Linhas Comunicação

◄ Leia outras notícias