Publicado em: 18/02/2025 às 10:55hs
Os preços do trigo continuam em alta no mercado nacional. De acordo com pesquisadores do Cepea, esse movimento é sustentado pelo período de entressafra, pela postura cautelosa dos vendedores – que aguardam novas valorizações – e pelo avanço das cotações no mercado externo.
Esse contexto, aliado aos altos volumes importados em meses anteriores e à dificuldade de repasse dos reajustes positivos para os derivados, tem mantido a liquidez interna em patamares reduzidos.
No campo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, neste mês, que a área plantada com trigo em 2025 deverá ser 2,1% menor que a da safra anterior, totalizando 3 milhões de hectares. Apesar da redução na extensão cultivada, a produtividade média nacional deve crescer 18%, alcançando 3,04 toneladas por hectare. Com isso, a oferta esperada é de 9,12 milhões de toneladas, volume 15,6% superior ao da safra passada.
Os pesquisadores do Cepea destacam que o plantio do cereal deve ter início a partir de abril de 2025 nos principais estados produtores.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias