Publicado em: 21/03/2013 às 10:10hs
O novo mapa da produção hortifrutícola que está se configurando é o assunto da matéria de capa da edição de março da revista Hortifruti Brasil. Entre 2002 e 2011, três regiões tradicionais selecionadas para análises nesta edição (Sul do País, estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais) reduziram em 4% a área destinada à hortifruticultura, segundo dados do IBGE. Mais especificamente, foram considerados 11 hortifrutícolas-alvo da Hortifruti Brasil: banana, batata, cebola, cenoura, citros, maçã, mamão, manga, melão, tomate e uva.
Já as regiões em expansão tiveram, juntas, aumento de 35% da área. Trata-se dos polos Rio Grande do Norte/Ceará, Vale do São Francisco, Irecê e Chapada Diamantina/BA, Cristalina/GO, norte de Minas e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Dentre os principais responsáveis por esse novo mapa da hortifruticultura nacional estão a disponibilidade de mão de obra, o preço da terra e as condições climáticas, naturais ou associadas a tecnologias. Outro fator que tem impulsionado novas regiões produtoras é o aumento da demanda por frutas e hortaliças fora do eixo Sul-Sudeste. Estão disponíveis também análises sobre os mercados da banana, batata, cebola, cenoura, citros, maçã, mamão, manga, melão, tomate e uva, produtos-alvo da Hortifruti Brasil.
Fonte: Cepea
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