Aveia, Trigo e Cevada

Novas cultivares de trigo com qualidade industrial

Berilo, Ametista e Topázio têm boa produtividade e comportamento em relação às principais doenças da cultura


Publicado em: 30/01/2012 às 16:30hs

Novas cultivares de trigo com qualidade industrial

A Fundação Pró-Sementes acaba de divulgar três novas cultivares de trigo pão desenvolvidas pela OR Melhoramento de Sementes. As variedades denominadas Berilo, Ametista e Topázio, já estão disponíveis para produtores de sementes interessados em multiplicar os materiais na próxima safra. Com boa produtividade e comportamento quanto às principais doenças da cultura, as variedades atendem a nova classificação industrial para o trigo, sendo este um fator muito observado para a comercialização da produção.

Recentemente, a Fundação pró-Sementes obteve o licenciamento de três novas variedades de trigo desenvolvidas pela OR Melhoramento de Sementes. Então, os membros instituidores da Fundação estarão credenciados para produzir e comercializar sementes dessas três novas variedades — afirma João Francisco Sartori, engenheiro agrônomo da Fundação pró-Sementes.

Ametista, Topázio e Berilo são as três novas variedades que, já na safra de 2012, entrarão em processo de multiplicação e, a partir de 2013, estarão disponíveis para a produção comercial.

Além da produtividade, uma das principais características delas é a qualidade industrial, fator muito importante atualmente na produção de trigo, atendendo então a demanda da indústria por variedades que apresentem essa particularidade — completa o entrevistado.

Ele conta que na safra passada, a cultivar Ametista apresentou rendimentos em torno de 6.000kg por hectare. A Topázio também apresentou bons resultados de lavoura em ensaios com produtividade superior a 4.000kg.

As variedades Ametista e Topázio são indicadas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Já a Berilo, somente para o Estado do Rio Grande do Sul — explica Sartori.

Com relação às principais doenças do trigo, como ferrugem e manchas foliares, ele conta que elas costumam apresentar bom comportamento a campo. No entanto, hoje o produtor também conta com excelentes produtos que complementam essas características.

Quando o assunto é manejo, como densidade, adubação, tratamento de sementes e época de plantio, o agricultor deve seguir sempre as orientações técnicas — orienta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Fundação Pró-Sementes através do número (54) 3314-8983.

Fonte: Kamila Pitombeira/Portal Dia de Campo

◄ Leia outras notícias