Aveia, Trigo e Cevada

MDA avalia compra de trigo para ração

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estuda a aquisição de 400 mil toneladas de trigo paradas em cooperativas no Rio Grande do Sul para compor a ração animal usada em propriedades familiares que trabalham com gado leiteiro e enfrentam preços altos ou carência de milho com a seca


Publicado em: 20/01/2012 às 18:50hs

MDA avalia compra de trigo para ração

Os dados sobre volumes disponíveis e qualidade do grão foram levantados pela Fecoagro a pedido da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR). Os estoques estão localizados em diversas regiões do Estado. A operação teria como base o preço mínimo em vigor no país, que varia de acordo com a classificação. Na atual safra, o valor por saca do grão Tipo 1 Pão está em R$ 28,63. Uma segunda hipótese em análise pelo MDA para garantir o fornecimento é a remoção de milho de outros estados. De acordo com o diretor de Cooperativismo da Secretária de Desenvolvimento Rural, Gervásio Plucinski, o Estado aguarda posição do MDA.

Ontem, na reinstalação da Câmara Setorial do Trigo, na Embrapa, em Passo Fundo, o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, salientou a importância do governo estadual pressionar por leilões semanais da Conab para o escoamento do produto. Até agora, apenas um pregão está confirmado no dia 20. O coordenador-geral das Câmaras Setoriais da Secretaria da Agricultura, Dilson Bisognin, prometeu empenho para desenvolver agenda estratégica no sentido de melhorar a competitividade do grão gaúcho. Para isso, foram formados dois grupos que devem começar a trabalhar em março. Um discutirá formas de redução de custos e outro, ações para melhorar a comercialização.

Fonte: Correio do Povo

◄ Leia outras notícias