Publicado em: 18/09/2013 às 15:50hs
O técnico agrícola da entidade, Édio Korb, explica que a geada ocorrida recentemente praticamente não causou prejuízos no trigo. Apenas algumas pequenas áreas, especialmente de baixada, constataram pequenos problemas com a geada.
Édio Korb enfatiza que a partir de agora se houver geada pode ser bastante prejudicial, em função da granação do cereal. Não há constatação de doenças mais intensas no trigo e também sem muitos problemas na aveia. Korb esclarece que os agricultores fizeram tratamento adequado e preventivo para as mencionadas culturas.
Outra cultura neste período de inverno se refere ao milho. Em Ijuí os produtores intensificaram o plantio nos últimos dias em razão das condições climáticas favoráveis. Entre 25 e 30% do milho desta primeira fase já está plantado. Em Ijuí a perspectiva é de plantar cerca de quatro mil hectares de milho na primeira etapa. Desse total, em torno de dois mil e 500 hectares são para silagem e o resto para grão. Já no segundo momento, mais no final de ano, considerada a safrinha, o plantio de milho em Ijuí deve ser de mil e 800 a dois mil hectares.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
◄ Leia outras notícias