Publicado em: 19/04/2012 às 08:40hs
Já estão disponíveis no Portal Cultivares os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR) de trigo, conduzidos pela Fundação Pró-Sementes desde 2008. Nessas quatro safras, foram testadas 128 cultivares de trigo indicadas pelo zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em mais de 15 locais dos estados do RS, SC, PR e SP.
Para Kassiana Kehl, coordenadora da unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes, o ECR é uma ótima ferramenta para produtores de sementes, agricultores, cooperativas, técnicos agrícolas e revendas de insumos. Isso porque auxilia no processo de avaliação das cultivares, apontando as opções mais produtivas para cada região. “Os profissionais poderão observar principalmente dados de rendimento e pH referentes à região tritícola de sua escolha; utilizando esta ferramenta, aliada às recomendações técnicas, o produtor terá a garantia de uma boa safra”, afirma a engenheira agrônoma.
Para o diretor técnico e administrativo da Fundação Pró-Sementes, José Hennigen, o sucesso de uma lavoura começa com a escolha correta da cultivar a ser plantada. Por isso, ele acredita na importância deste trabalho, cuja função é balizar a decisão de quais cultivares serão semeadas e comercializadas.
Desde março de 2012, o Portal Cultivares disponibiliza os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede de soja, desenvolvidos nos estados do RS, SC, PR, SP e MS, de acordo com o zoneamento agrícola do MAPA.
Os resultados dos ECRs estão disponíveis em http://www.cultivares.com.br/cultivares/cultivares.php.
Sobre os Ensaios de Cultivares em Rede:
Os ECRs testam agronomicamente todas as cultivares de soja e trigo indicadas no zoneamento agrícola pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com uma rede experimental estrategicamente distribuída em mais de 30 pontos representativos destas culturas nos estados do RS, SC, PR, SP e MS, o comportamento das plantas é avaliado nas mais variadas condições.
O objetivo do site Cultivares é fazer com que estas importantes informações, resultantes da interação genética com o ambiente, cheguem até obtentores de cultivares, produtores de sementes, comerciantes, profissionais de assistência técnica e agricultores, auxiliando na escolha das cultivares a serem semeadas.
Fonte: Cultivares
◄ Leia outras notícias