Publicado em: 31/07/2012 às 08:40hs
O seminário “Fatores políticos e comerciais que interferem na cultura do trigo” abre nesta terça-feira (31), às 9 horas, a programação técnica da VI Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale. Cerca de 350 pesquisadores, produtores e técnicos são esperados para o evento, que este ano é promovido pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em Londrina-PR.
Participarão do seminário desta terça-feira o ex-secretário de Agricultura do Paraná, ex-ministro da Fazenda e atual deputado federal Reinhold Stephanes; o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Paraná (SEAB) Francisco Carlos Simioni; o assessor institucional da Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo) Reino Pécala Rae; o gerente do departamento técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Estado Paraná (Ocepar) Flávio Enir Turra; e o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Eugênio Stefanelo.
O debate sobre os aspectos comerciais e políticos relacionados à cultura do cereal foram inseridos na programação por conta da crescente dificuldade da comercialização, informa o pesquisador Deoclécio Domingos Garbuglio, membro da comissão organizadora do encontro. “Faltam políticas que beneficiem os triticultores como, por exemplo, garantia de preços satisfatórios que compensem os gastos investidos na lavoura. Esses fatores vêm ocasionando nos últimos anos a redução da área plantada e maior dependência do trigo importado”, explica.
Ainda de acordo com ele, a expectativa é que as discussões ajudem o setor a encontrar soluções para a cadeia produtiva do trigo, que vem passando por um momento delicado no Paraná. Segundo o Deral, a área plantada do cereal nesta safra no estado é a menor do últimos 37 anos, com queda de 25% em relação a 2011.
Reunião - A VI Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale começa nesta segunda-feira (30) e prossegue até quinta-feira (2). Sua realização é uma iniciativa do Iapar, com o apoio da Sociedade Rural do Paraná, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Cooperativa Integrada, Bayer, Basf e Syngenta são os patrocinadores do evento.
As inscrições podem ser feitas na secretaria do evento. Mais informações sobre o programa no endereço www.rtrigo2012.com.br.
Fonte: Instituto Agronômico do Paraná-IAPAR
◄ Leia outras notícias