Aveia, Trigo e Cevada

Especialistas indicam momento adequado para o plantio do trigo

Previsões meteorológicas indicam período longo de chuvas


Publicado em: 12/06/2012 às 08:40hs

Especialistas indicam momento adequado para o plantio do trigo

Após as últimas precipitações ocorridas no último final de semana na região de Carazinho, os produtores já iniciaram o plantio de trigo.

Aproveitando a umidade do solo, a época é ideal para o plantio do cereal, pois o período de zoneamento encerra no dia 10 de junho.

Segundo o coordenador técnico da Cotrijal, Fernando Martins, o período de estiagem não chegou a comprometer o plantio, pois o produtor, após a chuva dos últimos dias, está ainda apto ao plantio normal do trigo. “Estamos ainda dentro de um período normal de trigo, pois normalmente é neste período que concentramos a semeadura. A seca não atrasou este plantio, que está ainda dentro do prazo normal.

Em relação ao plantio precoce da soja, nada influencia este plantio de trigo nos últimos dias recomendados, pois como explica o engenheiro Agrônomo do Escritório Municipal da Emater Ascar/RS de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo, as áreas destinadas ao trigo serão apenas cultivadas com a soja plantada mais tardiamente. “Os produtores interessados em plantar soja no cedo, não plantam trigo nestas áreas, esta soja programada para as áreas onde será colhido o trigo, estava previsto para mais tarde”, afirma Ilvandro.

Em relação ao plantio precoce da oleaginosa, o produtor está antecipando o plantio para outubro por isso há uma grande tendência da diminuição do plantio de trigo nas propriedades, para que assim os produtores possam plantar a soja mais cedo. “Estamos constando um decréscimo na área de trigo, restando uma grande área destinada às culturas de cobertura, para que não interfiram no plantio da soja”, declara Martins.

A área de trigo atual, calculada após pesquisas de empresas especializadas, foi reduzida de 25 a 30%. “Correspondendo ao sistema de rotação da região, isto representa que apenas 20% da área total do produtor que vai receber as sementes de trigo”, completa.

Os técnicos indicam que este período de sol após as consideráveis precipitações indicam um momento oportuno para o plantio do cereal, pois as previsões apontam períodos próximos de chuvas sem interrupções.

“As previsões indicam poucos períodos com incidência de sol durante o mês de junho, ou seja, poucos dias de intervalo nas chuvas. Esta semana aparece como a última com dias seguidos de tempo seco, pois temos uma tendência muito grande de chover boa parte dos dias durante o mês, a partir da semana que vem”, pondera Fernando.

Estas previsões de dias com pouco intervalo sem chuva significam que não será indicado adiar o plantio do trigo, e por isso deve priorizar o plantio do cereal nos próximos dias, na maior parte de área destinada possível.

Fonte: Diário da Manhã - Passo Fundo

◄ Leia outras notícias