Aveia, Trigo e Cevada

Demanda por Trigo Gaúcho Cresce no Paraná Devido a Spread Atrativo

Oferta limitada e qualidade do grão influenciam negociações no mercado nacional


Publicado em: 26/07/2024 às 18:20hs

Demanda por Trigo Gaúcho Cresce no Paraná Devido a Spread Atrativo

Os negócios com trigo estão dentro do esperado para este período de entressafra, com pouca flexibilidade por parte dos produtores em relação aos preços. Segundo Elcio Bento, analista da Safras & Mercado, a oferta limitada, especialmente de grãos de alta qualidade, e as condições insatisfatórias das primeiras lavouras no Paraná, que estarão prontas para colheita em breve, estão alongando o período de entressafra. "Os compradores estão no mercado apenas para atender necessidades imediatas", afirmou Bento.

Um destaque recente foi a venda de trigo gaúcho para um moinho no Paraná, com o grão saindo a R$ 1.450 por tonelada em FOB. "Com a diferença de preço entre os dois estados, era esperado que os compradores do maior estado moageiro do país aproveitassem para comprar e reduzir os custos de produção da farinha", explicou Bento. No Paraná, as indicações de negócios estão em torno de R$ 1.700 por tonelada, influenciadas pela paridade de importação em relação à Argentina.

Situação do Plantio no Paraná

No Paraná, o plantio de trigo foi concluído. Segundo o relatório de julho do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, a safra de trigo de 2024 deve alcançar uma produção de 3,613 milhões de toneladas, ligeiramente abaixo das 3,645 milhões de toneladas colhidas em 2023. A área plantada é de 1,155 milhão de hectares, uma redução de 18% em comparação aos 1,415 milhão de hectares cultivados em 2023. A produtividade média está estimada em 3.127 quilos por hectare, superior aos 2.583 quilos por hectare registrados na safra anterior.

Avanço do Plantio no Rio Grande do Sul e na Argentina

No Rio Grande do Sul, o plantio de trigo atingiu 94% da área projetada, segundo a Emater/RS, um aumento em relação aos 85% da semana anterior. No mesmo período do ano passado, o índice era de 96%, que também é a média das últimas cinco safras.

Na Argentina, o plantio de trigo alcançou 98,5%, conforme dados da Bolsa de Buenos Aires, superando os 95% registrados na semana anterior. A área projetada para esta safra é de 6,3 milhões de hectares, em comparação aos 5,9 milhões de hectares cultivados no ano passado. Até o momento, já foram semeados 6,124 milhões de hectares. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia da Argentina divulgou que o plantio da safra 2024/25 atingiu 97% da área total prevista de 6,309 milhões de hectares, comparado aos 92% da semana anterior e aos 96% dos 5,916 milhões de hectares cultivados na safra 2023/24.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias