Publicado em: 18/07/2012 às 11:50hs
Segundo o supervisor Comercial da Biotrigo Genética, Fernando Michel Wagner, a procura por informações sobre o material foi grande durante o evento, principalmente por vir de um cruzamento com o cultivar Quartzo. “Tivemos muitos produtores rurais pedindo detalhes sobre o nosso lançamento por possuir alta Força de Glúten (W) e teto produtivo semelhante ao de Quartzo, além de chamar a atenção pela sanidade de espiga e folha. Estamos investindo na participação em feiras e na realização de dias de campo, dessa forma disseminamos as informações sobre esse cultivar que, com certeza, será muito semeado nos campos no Paraná a partir no ano que vem”, ressalta Wagner.
De acordo com ele, a reação deste novo material é excelente contra brusone, bacteriose e giberela. “Ele é um ‘filho’ de Quartzo com cruzamento por Safira, trigo de alta qualidade industrial, resultando em um cultivar de ótimo comportamento para manchas foliares, germinação na espiga e vírus do mosaico”, frisa. Wagner afirma, ainda, que o TBIO Iguaçu tem qualidade industrial superior a Quartzo, inclusive alcançando na média 63 pontos de W acima, chegando a mais de 300 pontos em alguns ensaios, além de obter altos rendimentos. Também tem estabilidade maior que Quartzo. “Ressaltamos o cruzamento com Quartzo, pois esse cultivar é um campeão de vendas”, explica.
Para o engenheiro agrônomo da Ponto Rural, distribuidora de sementes e insumos, em Arapongas/PR, Paulo César Ferreira Carrasco, o TBIO Iguaçu tem um grande potencial de mercado devido às características comerciais e agronômicas. “Além da qualidade industrial, outro detalhe muito importante é a resistência as manchas”, destaca Carrasco.
Trigo Pão, o TBIO Iguaçu é indicado para as seguintes áreas do zoneamento agrícola: Rio Grande do Sul 1 e 2; Santa Catarina 1 e 2; Paraná 1, 2 e 3; São Paulo 2 e 3; Mato Grosso do Sul 3.
Fonte: Assessoria de Imprensa Biotrigo
◄ Leia outras notícias