Aveia, Trigo e Cevada

COCAMAR: Trigo vai bem, com destaque para as variedades branqueadoras

A produção de trigo deste ano caminha para ser uma das melhores em muitos anos, conforme avaliam os produtores Francisco Semião e José Francisco Alves Souza, de Arapongas (PR)


Publicado em: 22/07/2020 às 17:20hs

COCAMAR: Trigo vai bem, com destaque para as variedades branqueadoras

Juntos eles cultivam 150 hectares com o cereal e outros 24,2 de milho. Pela primeira vez estão experimentando o trigo branqueador que plantaram com o incentivo da Cocamar.

Tradicional

A propriedade deles está localizada em uma tradicional região produtora de trigo do município e, segundo Semião, a lavoura apresenta bom desenvolvimento. “Depois de um início seco, vem chovendo com normalidade e pelo menos até agora o frio não atrapalhou, está do jeito que precisa ser”, afirma, torcendo para que continue assim. A previsão deles é que a colheita inicie na primeira semana de setembro.

Boas expectativas

Semião lembra que nos últimos anos o desempenho da triticultura foi prejudicado por problemas climáticos. “Quando não era a seca, era a geada, mas pra nós o trigo sempre foi um negócio interessante e o risco é maior com o milho, porque aqui é uma baixada”, frisa. Ele salienta ter boas expectativas em relação às variedades de trigo branqueador (Duque e Madrepérola) disponibilizadas pela Cocamar: “A lavoura está muito bonita, apresenta boa sanidade, cachos grandes e bem formados”.

Rentabilidade

O engenheiro agrônomo Roverson Flach, da unidade local da cooperativa, pontua que a opção pelo trigo branqueador sinaliza com a perspectiva de oferecer mais rentabilidade ao produtor. “A Cocamar oferece um bônus de R$ 4,00 por saca desde que atenda a qualidade desejada”, lembra, explicando que, no caso da lavoura de Semião e Souza, a sanidade é visível: “não pegou tanto oídio, está limpa de mancha foliar e deve sair com apenas duas aplicações de fungicida”. Segundo ele, o trigo branqueador está despertando o interesse dos produtores da região, que buscam informações sobre os cultivares.

Confiante

Na vizinha Apucarana, o produtor Antonio Requi também diz estar contente com o desempenho do trigo branqueador. A exemplo dos colegas de Arapongas, ele cultiva o cereal pela primeira vez e a cultura apresenta perspectivas promissoras: são 162 hectares, ao lado de outros 126 de milho. Requi investiu em adubação diferenciada, confiante que a nova opção de trigo veio para ficar. “Com uma altitude superior a 800 metros, Apucarana sempre foi uma região boa para o trigo”, afirma, mencionando ainda se sentir tranquilo com o apoio técnico prestado pela Cocamar: “eu deixo tudo por conta dos técnicos da cooperativa”.

Sanidade

Gustavo Emori, engenheiro agrônomo da unidade de Apucarana, comenta que a cultura apresenta desenvolvimento normal. “Com o preço atraente, os produtores têm investindo mais em fertilidade e manejo de pragas e doenças”, enfatizando que os materiais oferecidos pela Cocamar vêm se destacando um pouco mais devido a sanidade e o potencial produtivo. Segundo ele, como a soja geralmente é colhida mais tarde na região, nem sempre os produtores conseguem cultivar o milho dentro da janela autorizada pelo zoneamento agroclimático e encontram no trigo uma boa alternativa.  

Inovação

O gerente técnico da Cocamar, Rafael Furlanetto, explica que o projeto Trigo Branqueador é uma inovação que a cooperativa trouxe para os cooperados, de maneira a aumentar sua rentabilidade. “O trigo branqueador é uma cultivar do trigo comum, como os outros materiais, com a diferença de que possui uma característica específica, a de possibilitar a produção de farinhas mais claras”, define.

Adicional

Segundo Furlanetto, “No campo, para o produtor, não muda nada, pois o manejo da cultura é o mesmo em comparação às demais variedades do trigo pão, mas o trabalho que a Cocamar faz de segregar o produto garante para ele um adicional do valor comercializado, um plus no rendimento da lavoura.” Ou seja: quem adere ao projeto têm um bônus de R$ 4,00 por saca, definido pela cooperativa, desde que o produto, ao final, atinja a qualidade aferida.

Branqueamento

Esse trigo é destinado ao moinho da Cocamar em Marialva, região de Maringá, que o utiliza para o branqueamento de suas farinhas.

Expectativa 

Nas regiões atendidas pela cooperativa, no Paraná, há 82 mil hectares cultivados com trigo, dos quais cerca de 8% utilizando cultivares branqueadoras. A expectativa de colheita, segundo o gerente, é de 3 mil quilos por hectare, o dobro, pelo menos, em comparação à média obtida nos últimos anos, quando a cultura foi afetada por problemas climáticos.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias