Publicado em: 23/08/2012 às 11:20hs
O pedido será encaminhado ao governador Tarso Genro, na manhã desta quinta-feira (23), durante a 19ª Interiorização do Governo, no município de Passo Fundo, a partir das 10h.
O documento, que teve suas linhas definidas em reunião da Câmara Setorial do Trigo, realizada nesta quarta-feira (22), na sede do Sindicato Rural de Passo Fundo, também será encaminhado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, em reunião marcada para sexta-feira (24).
A reivindicação, conforme Mainardi, é uma tentativa de combater o que classificou de "política da burrice". "Queremos evitar o passeio do trigo, permitindo que a indústria gaúcha tenha condições de comprar, durante a safra, 1,1 milhões de toneladas que precisa para atender a demanda interna, não permitindo que as empresas do setor tenham que importar de outros Estados e de outros países, por preços superiores, a matéria que precisa", explicou o secretário.
Ainda conforme Mainardi, esta política de apoio à comercialização garante liquidez e rentabilidade no período da colheita, assegurando renda ao produtor e matéria-prima para a indústria, o que permite sonhar com a possibilidade de aumentar a área plantada - atualmente de 975 mil hectares - para dois milhões de hectares.
O setor quer a inclusão do trigo na linha prevista no novo Manual de Crédito Rural, o Financiamento de Estocagem Especial (FEE), que incorpora o que está previsto na atual Lei de Crédito Especial, onde o grão não está contemplado.
A produção gaúcha estimada para esta safra é de cerca de 2,6 milhões de toneladas. Calcula-se que pelo menos um milhão de toneladas já foram comercializadas de forma antecipada.
Fonte: SEAPA RS - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
◄ Leia outras notícias