Publicado em: 04/10/2024 às 11:25hs
Em um contexto desafiador para o mercado global de trigo, compreender as dinâmicas do setor torna-se essencial para desenvolver novas estratégias e enfrentar futuros obstáculos. Para isso, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) dará início à programação do 31º Congresso Internacional da Indústria do Trigo com análises conduzidas pelo cientista político Gustavo Segré e pelo economista Sergio Vale. O evento está marcado para os dias 23, 24 e 25 de outubro, no Hotel Bourbon Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).
De acordo com Rubens Barbosa, presidente-executivo da Abitrigo, a escolha dos especialistas reflete as necessidades do setor atual, que demanda um diálogo mais claro e fundamentado na busca por soluções que beneficiem toda a cadeia produtiva. “Até o momento, 2024 tem sido um ano repleto de incertezas, e novos desafios certamente surgirão no futuro do setor. Por isso, reunir representantes, especialistas e profissionais de destaque de toda a cadeia do grão é uma abordagem eficaz para entendermos as tendências e projeções do mercado, auxiliando a indústria para o próximo ano”, explica Barbosa.
Gustavo Segré, formado em Administração e Ciências Contábeis, é comentarista político e econômico da Jovem Pan. Sergio Vale, por sua vez, possui mestrado em economia, doutorado em Relações Internacionais e atua como comentarista na CNN Brasil. Juntos, eles apresentarão a palestra inaugural intitulada “Economia e Geopolítica no Brasil e no Mundo”.
“A inclusão desses dois especialistas na palestra de abertura reafirma nosso compromisso com a informação de qualidade, permitindo que nossos participantes tenham uma visão abrangente do que ocorre no Brasil e no exterior, o que possibilita a identificação de gargalos e oportunidades”, ressalta o presidente da Abitrigo.
O congresso contará com uma agenda voltada para temas de relevância no setor do trigo. O primeiro painel, intitulado “O Mercado do Trigo”, incluirá a participação de Roberto Sandoli Jr., especialista em Commodities da Cooperativa Agrária, que abordará o mercado nacional, e Eduardo Vazques, trader da IPSOY S.A., do Uruguai, que apresentará uma visão sobre o cenário internacional.
Segundo Sandoli, discutir as expectativas para a atual safra no Brasil é uma oportunidade significativa, uma vez que o evento é “o maior encontro sobre trigo do País”. “Este é o local ideal para estabelecer conexões, identificando na prática o desenvolvimento do mercado brasileiro e como concluiremos esse ciclo”, afirma.
A programação ainda incluirá painéis sobre “Tecnologias e o Futuro do Trigo na Alimentação”, “O Trigo e a Mídia” e “Os Canais de Vendas dos Derivados do Trigo”, além de workshops e uma Feira de Negócios, com apresentações de produtos, máquinas, equipamentos e tecnologias inovadoras.
“Como já é tradição, nosso evento vai além da troca de informações e do debate sobre o futuro da cadeia do trigo. Ele também cria um ambiente propício para a formação de novas conexões em prol do desenvolvimento do cereal no país”, conclui o presidente-executivo da Abitrigo.
Para informações sobre a programação completa, inscrições e hospedagem, acesse o site oficial do evento: Congresso Abitrigo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias