Arroz

SENAR inicia mais uma série de seminários de Agricultura de Precisão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ? SENAR inicia nesta segunda-feira, 17, mais uma etapa da série de seminários sobre Agricultura de Precisão no País


Publicado em: 17/09/2012 às 18:30hs

SENAR inicia mais uma série de seminários de Agricultura de Precisão

Desta vez, a região Centro-Oeste será a beneficiada, com palestras sobre AP para produtores e trabalhadores rurais do município de Maracaju e entorno. No sábado, 22, será a vez de Campo Verde, no Mato Grosso.

A série de seminários começou na região Nordeste, passando por Balsas, no Maranhão, e Bom Jesus, no Piauí. O produtor rural Isaías Rocha, de Colônia do Gurguéia, interessou-se muito pelo que foi apresentado durante o evento realizado na cidade vizinha, Bom Jesus. Rocha é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do Vale do Gurguéia, composto pelos municípios de Cristino Castro, Palmeira, Alvorada, Colônia, Eliseu Martins e Manoel Emídio. Ele conta que AP é um conceito novo para ele.

“Agricultura de precisão é uma novidade, ainda mais para nós que somos pequenos produtores de uma região que a tecnologia ainda não chegou. Ainda fazemos muita coisa como era feito há 10, 15 anos. Acredito que as coisas caminham para isso mesmo, a agricultura de precisão é a tendência do futuro”, avalia. O produtor destaca que procura sempre fazer avaliações da sua terra para conhecer a variabilidade espacial, como foi apontado pelo pesquisador da Embrapa e palestrante do seminário Ricardo Inamasu. “A gente procura explorar sempre aquelas áreas melhores e com fertilidade maior”, afirma.

Isaías Rocha conta que em Colônia do Gurguéia há investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que vem auxiliando no desenvolvimento da agricultura de precisão na região. “Hoje temos 100 hectares irrigados com tecnologia avançada. Com esse seminário, queremos aproveitar no município o que foi passado nas palestras para podermos utilizar toda a potencialidade que existe na região”, enfatiza.

Para ele, se a capacitação em AP do SENAR chegar ao Vale do Gurguéia, vai ajudar ainda mais os produtores que estão se familiarizando com a técnica. “O SENAR tem sido nosso parceiro constante nas escolas técnicas na região e é com ele que temos que contar mesmo”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR

◄ Leia outras notícias