Arroz

RS: Temperatura ameaça arroz na Campanha

Irga divulga nesta terça-feira dados sobre perda na lavoura, castigada pela falta de água


Publicado em: 17/01/2012 às 11:50hs

RS: Temperatura ameaça arroz na Campanha

Além do déficit hídrico que gera dificuldade de manejo de água na Campanha, as baixas temperaturas podem afetar o desenvolvimento de lavouras de arroz em municípios de uma das mais importantes regiões produtoras do RS. O sinal amarelo acendeu para os arrozeiros de Bagé quando os termômetros marcaram 11ºC no amanhecer de domingo. Na madrugada de ontem, foi a vez de Jaguarão, onde a temperatura chegou a 13,4°C. Já, em Santa Vitória do Palmar, na zona Sul, fez 13°C. Segundo a MetSul Meteorologia, o La Niña acentua a ocorrência de noites frias em áreas do sul do RS nesta época.

A preocupação deve-se ao fato de temperaturas abaixo de 15ºC causarem dano na fase reprodutiva do ciclo caso perdurem por período alongado de uma noite. De acordo com o gerente do Departamento de Assistência do Irga, Assis Pimentel de Morais, nestas condições, tende a ocorrer a esterilidade da espigueta, formada pela flor que origina o grão. Com a morte da espigueta, o grão não nasce, o que acarreta a redução da produtividade.

Apesar do risco, o coordenador regional do Irga na Campanha, César Maciel, minimiza o impacto da ocorrência. Justifica que temperaturas mais baixas se restringem aos municípios de Bagé e Dom Pedrito. E acrescenta que o problema na Campanha segue sendo a dificuldade de manejo de água. De acordo com a MetSul, a Campanha deve concentrar os menores índices de precipitação do RS no curto prazo.

Hoje (17), o Irga reúne coordenadores para avaliar os impactos do clima sobre a safra. O instituto ainda não fez nenhuma projeção, mas a Emater estimou que a produção deve cair 6,26% para 7,6 milhões t. A previsão considera produtividade de 6.938 kg/ha e área de 1,097 milhão de ha.

Fonte: Correio do Povo

◄ Leia outras notícias