Arroz

Queda no Preço do Arroz: Janeiro Registra Menor Valor Desde Agosto de 2023

Desvalorização de 21,63% em Comparação com Janeiro de 2024


Publicado em: 05/02/2025 às 11:50hs

Queda no Preço do Arroz: Janeiro Registra Menor Valor Desde Agosto de 2023

Em janeiro de 2025, o Indicador do Arroz em Casca CEPEA/IRGA-RS (58% grãos inteiros, com pagamento à vista) apresentou uma média de R$ 99,72 por saca, o que representa o menor valor desde agosto de 2023. Quando comparado a janeiro do ano anterior, a desvalorização foi de 21,63%.

De acordo com pesquisadores do Cepea, a comercialização do arroz tem mostrado sinais de enfraquecimento desde novembro de 2024, refletindo uma "queda de braço" entre vendedores e compradores. Esse cenário é exacerbado pela pressão do atacado e varejo, que buscam preços mais baixos para o arroz beneficiado, limitando a compra de matéria-prima pelas unidades de beneficiamento. Estas, por sua vez, enfrentam dificuldades no repasse dos preços mais elevados.

Por outro lado, muitos produtores de arroz, insatisfeitos com os preços atuais, têm preferido adiar as negociações, aguardando uma possível valorização. Enquanto isso, uma parte desses orizicultores foca no manejo das lavouras para melhorar a produtividade, enquanto outros direcionam suas atividades para a colheita da soja. Tradicionalmente, nesta época do ano, os preços do arroz tendem a subir, devido à oferta mais restrita com o término da safra e ao aumento da demanda, especialmente por parte das indústrias.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias