Arroz

Produtores finalizam plantio do arroz no Rio Grande do Sul

A semeadura do arroz já está concluída no Rio Grande do Sul, com as lavouras apresentando boas condições de germinação e desenvolvimento.


Publicado em: 13/12/2012 às 18:40hs

Produtores finalizam plantio do arroz no Rio Grande do Sul

Segundo o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar divulgado nesta quarta-feira (12/12), as lavouras, em sua grande maioria, apresentam excelente aspecto quanto à sanidade, dando indícios de uma futura boa produtividade. Atualmente, os orizicultores estão realizando o manejo da irrigação, o controle de inços e a aplicação de fertilizante nitrogenado, assim como herbicidas em cobertura.

O plantio da 1ª safra do feijão também está concluído, com as lavouras apresentando situações diversas causadas pelas intempéries ocorridas ainda no mês de setembro. Todavia, nos 12% já colhidos, os rendimentos têm se mostrado satisfatórios, ficando dentro das estimativas divulgadas. Nesse sentido, as recentes chuvas têm contribuído para a boa formação dos grãos nas lavouras que se encontram nessa fase e que, no momento, chegam a 36% do total. Essa situação também vale para as lavouras que estão em floração (20%).

A maioria das lavouras de milho está em fase de enchimento do grão e floração, com bom aspecto geral, apesar da forte irradiação solar que, em alguns momentos, faz a folha retorcer-se. É intenso o processo de ensilagem em boa parte das lavouras que se apresentam em processo de maturação ou mesmo em fase adiantada de enchimento de grão, que representa 25% do total já plantado, alcançando, no momento, 90% do total previsto.

A semeadura da soja foi retomada na semana de forma intensa, mesmo com os dias chuvosos. As áreas que ainda não foram plantadas ou são de agricultores com grandes áreas onde há demora em finalizar a semeadura, ou pertencem a pequenos agricultores com dificuldades de maquinário. A cultura vem apresentando boa germinação e emergência, com stand satisfatório de plantas e bom desenvolvimento vegetativo. Raros são os casos de morte de plântulas creditados às altas temperaturas do solo. Nas áreas mais adiantadas, estão sendo aplicados herbicidas pós-emergentes, assim como inseticidas, devido ao ataque de lagartas em algumas lavouras.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias