Publicado em: 28/09/2012 às 08:50hs
Fontes locais de mídia dizem que os preços do arroz aumentaram em 30% em relação ao ano passado, e é provável que a projeção recente do governo que o plantio principal deste ano será de cerca de 85,6 milhões de toneladas, 6,5% abaixo das 91 milhões de toneladas no ano passado, empurrando os preços do arroz para cima. A principal safra da cultura será colhida nos próximos meses. Eles dizem que enquanto há arroz suficiente no país, compromissos de exportação evitam introduzir mais arroz no mercado de varejo. Na semana passada, o governo anunciou planos de vender cerca de 10 milhões de toneladas de arroz no mercado aberto para reduzir os preços.
No entanto, moinhos de arroz dizem o contrário. Um industrial da índia disse que os preços são obrigados a aumentar depois que o governo anunciou um aumento de 16% sobre o preço mínimo de suporte (MSP) para o arroz no início deste ano. Ele diz que os preços subiram nos últimos dias devido à decisão do governo de reduzir o subsídio do diesel, os preços do diesel efetivamente aumentaram, cerca de 14%, na maior parte do país. Ele diz que o aumento do preço do arroz é inevitável sem o subsídio do governo sobre o combustível.
Em 01 de setembro de 2012, os estoques de arroz da Índia eram de cerca de 25,5 milhões de toneladas, cerca de cinco vezes o buffer padrão e 12% a mais que no ano passado.
Fonte: Federarroz
◄ Leia outras notícias