Arroz

Ministro da Agricultura Descarta Novos Leilões para Importação de Arroz

Foco Agora Será Estimular Produção Nacional, Afirma Fávaro


Publicado em: 03/07/2024 às 11:20hs

Ministro da Agricultura Descarta Novos Leilões para Importação de Arroz

Nesta terça-feira (3), o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou durante entrevista ao programa Em Ponto, da Globonews, que não pretende realizar novos leilões para importar arroz. Segundo ele, os preços do cereal já apresentaram queda e, por isso, o governo optará por incentivar o aumento da produção interna.

"Agora, é mais sensato monitorar o mercado e não há necessidade de novos leilões. O foco será estimular a produção de arroz", declarou o ministro. Ele ainda revelou que o Plano Safra incluirá uma linha para contratos de opções, visando impulsionar a produção em cerca de 1 milhão de toneladas em todo o Brasil, para ampliar a oferta.

Segundo análise do Cepea, o mercado de arroz em casca no Rio Grande do Sul encerrou junho com preços estáveis, apesar do ritmo lento de negociações em meio a um cenário de incertezas. Os pesquisadores destacam que a demanda internacional aquecida tem sido um suporte significativo, com as exportações continuando mais atrativas que as vendas domésticas.

O governo havia decidido realizar leilões para importar arroz após as enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional. No entanto, as entidades informaram que não seria necessário trazer o produto de outros países, já que as enchentes ocorreram quando o estado já havia colhido aproximadamente 80% da área plantada.

O primeiro leilão, marcado para 21 de maio, foi suspenso, enquanto o segundo, realizado em 6 de julho, foi posteriormente anulado pelo Governo Federal devido a suspeitas de irregularidades nas empresas que arremataram.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias