Arroz

Exportações de arroz do Vietnã devem cair para 7,5 milhões de toneladas em 2025, segundo associação

Previsões apontam redução nas exportações, embora a China se mostre como um mercado promissor


Publicado em: 16/01/2025 às 11:35hs

Exportações de arroz do Vietnã devem cair para 7,5 milhões de toneladas em 2025, segundo associação

As exportações de arroz do Vietnã em 2025 devem totalizar 7,5 milhões de toneladas métricas, uma queda em relação ao recorde de 9,04 milhões de toneladas alcançado no ano anterior. A previsão foi divulgada pelo presidente da Associação de Alimentos do Vietnã, Nguyen Ngoc Nam, em declaração à Reuters na última quarta-feira.

Atualmente, o Vietnã ocupa a posição de terceiro maior exportador mundial de arroz, atrás da Índia e da Tailândia, com as Filipinas e a Indonésia sendo seus principais destinos. Contudo, a dinâmica de mercado para este ano apresenta desafios significativos, como o possível aumento das exportações de arroz pela Índia e os esforços da Indonésia para reduzir suas importações, fatores que podem impactar as vendas vietnamitas, conforme destacou Nam.

Apesar dessas dificuldades, o presidente da associação se mostrou otimista com relação às perspectivas de aumento nas exportações para a China, que pode representar uma oportunidade estratégica para compensar a queda nas vendas para outros mercados.

Em 2024, o Vietnã exportou 9,04 milhões de toneladas de arroz, um aumento de 11,2% em comparação com o ano anterior. O valor das exportações também registrou um crescimento significativo de 21,2%, atingindo US$ 5,67 bilhões.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias