Arroz

EPAMIG lança nova cultivar de arroz para cultivo em várzeas

Expectativa é reunir cem produtores na Fazenda Experimental de Leopoldina


Publicado em: 22/03/2012 às 09:25hs

EPAMIG lança nova cultivar de arroz para cultivo em várzeas

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza no próximo dia 30, na Fazenda Experimental de Leopoldina, um dia de campo para o lançamento da nova cultivar de arroz para várzeas – a BRSMG Rubelita. A cultivar é a 17ª variedade de arroz de várzeas lançada pelo Programa de Melhoramento Genético de Arroz Irrigado, conduzido em Minas Gerais em parceria entre a EPAMIG e a Embrapa Arroz e Feijão.

A cultivar Rubelita é uma variedade de grãos agulhinha, boa qualidade de panela, própria para várzeas sob irrigação por inundação contínua, com alto perfilhamento e rendimento de grãos inteiros de 55%, com médias de produtividades de 6.533 Kg/ha em cinco anos. Segundo o diretor de Operações Técnicas da EPAMIG, Plínio Soares, que também é melhorista de arroz, as pesquisas para desenvolvimento da Rubelita foram conduzidas por cerca de dez anos, em diversas regiões do Estado. “Antes do lançamento de novas cultivares são realizadas avaliações de qualidade de grãos em termos de rendimento de grãos inteiros no beneficiamento dos materiais genéticos, além de pesquisa de aceitação do produto por donas de casa, quanto à textura, sabor e aroma após o cozimento”, explica o pesquisador.

Essa cultivar apresentou adaptabilidade e estabilidade de produção em diversas regiões de Minas Gerais, ressalta Plínio Soares. Em março, a EPAMIG realizou o lançamento da BRSMG Rubelita e da cultivar BRSMG Caçula, própria para cultivo em terras altas, em dia de campo em Lambari, no Sul de Minas, com grande aceitação pelos produtores da região.

Dia de campo apresenta vantagens aos produtores

As atividades do dia de campo começam às 8h30 e terminam às 11h30. A expectativa é de que participem cerca de cem produtores da região para acompanhar a apresentação sobre a nova cultivar e a palestra sobre a cultura do arroz de várzeas na Zona da Mata Mineira, que será proferida por um técnico da Emater-MG. A dinâmica de campo vai demonstrar aos produtores as vantagens e a produtividade da nova cultivar. O público poderá ainda participar da palestra Qualidade fisiológica de sementes de arroz, que será apresentada pelo pesquisador da EPAMIG, Cláudio Egon Facion, no ônibus Ciência Móvel, projeto criado para difundir tecnologias desenvolvidas pela Empresa de forma itinerante.

Segundo Plínio Soares, a produção de arroz e feijão em Minas Gerais é realizada, principalmente, por pequenos produtores, mas as cultivares de arroz desenvolvidas pela EPAMIG atendem do pequeno ao grande orizicultor. Ele explica que para o pequeno produtor, que tem menos capacidade de assumir riscos, é fundamental realizar o plantio na época correta, que deve ser concentrado em outubro e novembro. O pesquisador também alerta para outro importante aspecto: o ponto ideal da colheita. “Deve ocorrer quando os grãos da panícula estão verde-amarelados”, explica. 

Informações: (32)3441-2330 / felp@epamig.br