Publicado em: 05/03/2012 às 08:40hs
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, recebeu em mãos uma amostra da nova linhagem de arroz que está sendo desenvolvida pela Embrapa para atender o mercado de alimentação animal e de geração de etanol. A planta foi apresentada ao ministro pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Clenio Pillon, durante evento em Restinga Sêca/RS.
Em fase final de teste, a nova linhagem de arroz tem grãos – e, consequentemente, produtividade – com o dobro do tamanho da média. Apelidada de “gigante” e registrada com AB 11047, a novidade vai atender a demanda do mercado por cultivares específicas para a produção de álcool e para a alimentação animal – seja ração, que seria feita do grão, ou silagem, originada da planta inteira do arroz.
O arroz tem apresentado nos testes um potencial produtivo de 14 toneladas por hectare – a média nacional fica 7,5 t/ha. Outro fator favorável é o alto teor de amido da linhagem, o que garante um maior poder nutritivo para os animais e mais energia para a geração de etanol.
Fonte: Embrapa Clima Temperado
◄ Leia outras notícias