Arroz

Embrapa e parceiros buscam fortalecer cadeia produtiva do arroz no Baixo São Francisco

As Unidades da Embrapa Arroz e Feijão, Produtos e Mercado e Tabuleiros Costeiros, em parceria com instituições que atuam nos perímetros irrigados do Baixo São Francisco (BSF) estão atuando desde agosto de 2011 na região para atender demandas da cadeia produtiva do arroz produzido nas várzeas do BSF


Publicado em: 17/05/2012 às 11:00hs

Embrapa e parceiros buscam fortalecer cadeia produtiva do arroz no Baixo São Francisco

As demandas relacionadas à atuação da Embrapa na região são diversificadas, mas o foco principal é direcionado para atender à disponibilização de sementes de cultivares testadas e adaptadas para a região, além da atualização de tecnologias para a assistência técnica visando a melhoria de eficiência produtiva e a mitigação de impactos ambientais.

Essas demandas surgiram em função da necessidade da orizicultura regional em diminuir a perda de produtividade, principalmente pela incidência de doenças. Os orizicultores relacionam estas perdas ao uso de sementes de cultivares pouco adaptadas ou não testadas na região.

De acordo com o analista em transferência de tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, Raimundo Ricardo Rabelo, que está atuando no BSF, o uso de sementes das mesmas cultivares por mais de cinco anos realmente favorece a incidência de doenças. No entanto ele destaca que outros fatores colaboram com a incidência de doenças causando a redução de produtividade e a perda de qualidade dos grãos.

Esses fatores foram apresentados aos representantes dos diversos elos da cadeia produtiva destacando-se, entre eles, o manejo inadequado do solo, da água e dos insumos utilizados que influenciam os resultados qualitativos e quantitativos da produção.

Para que seja obtido um efetivo desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do arroz na região a Embrapa está atuando de forma integrada, tanto interna como externamente. Isto porque o contato mais direto com a realidade local tem mostrado que para haver um efetivo atendimento das demandas levantadas há necessidade de ações mais abrangentes tanto sobre aspectos produtivos, quanto sobre a organização dos produtores e das instituições para uma ação integrada.

Como parceiros externos, a Embrapa tem tido o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), da Secretaria Estadual de Agricultura de Alagoas (SEAGRI), das assessorias técnicas dos Territórios da Cidadania do Baixo São Francisco de Alagoas e de Sergipe, SEBRAE/AL, secretarias municipais de agricultura dos municípios de Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu e Porto Real de Colégio e Grupo Santana.

A proposta é estabelecer uma rede que promova a transferência de tecnologia para o cultivo do arroz na região. Essa ação é uma célula da Rede Brasil Arroz na busca de melhor estruturação para a transferência de tecnologia da rizicultura nacional.

Para ampliar o efetivo envolvimento dos parceiros essas ações ocorrem em forma de articulação onde a Embrapa, dentro de suas atribuições, vem conduzindo ensaios de pesquisa e validação, fortalecendo a produção,  disponibilidade de sementes e ações de transferência de tecnologia.

Fonte: Embrapa Arroz e Feijão

◄ Leia outras notícias