Arroz

Embrapa apresenta novidades a agricultores do RS

Silagem de arroz foi destaque no tradicional Dia de Campo da Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, que exibiu as últimas tecnologias para o setor


Publicado em: 12/03/2012 às 10:50hs

Embrapa apresenta novidades a agricultores do RS

Agricultores e estudantes das áreas rurais da Metade Sul gaúcha, região que tem Pelotas/RS como cidade polo, conheceram as últimas tecnologias da Embrapa voltadas à produção em terras baixas durante Dia de Campo realizado nesta sexta-feira – 9 de março. A Embrapa Clima Temperado apresentou inovações em segmentos como arroz irrigado, soja e gado leiteiro. Estações montadas na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), em Capão do Leão/RS, mostraram a um público de 350 pessoas as novidades agrícolas.

Um das grandes inovações exibidas foi a produção de silagem e de etanol através do arroz. Os visitantes viram, na prática, o processo e o rendimento do cereal na alimentação animal. O amido do arroz tem alto valor nutritivo. O valor protéico garante uma boa alimentação para os animais no inverno. Uma linhagem específica para a silagem está sendo pesquisada pela Embrapa.

“O Dia de Campo é importante para a Embrapa mostrar seus trabalhos para a sociedade. A empresa pode levar para o produtor novas alternativas e dar opções para ele escolher qual a melhor para a sua realidade”, expôs o diretor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior.

Para o produtor de gado de corte José Iberli (55), a ida ao Dia de Campo serviu para buscar novidades tecnológicas sobre azevém e integração lavoura-agropecuária. “O ponto positivo foi descobrir que a nitrogenação do azevém deve ser feita antecipadamente, pois possibilita um maior desenvolvimento da planta adiantando o pastejo”, comentou. Esta foi a segunda vez que o morador do Capão do Leão/RS participou do evento.

Anual, o Dia de Campo sobre tecnologias para terras baixas já é um evento tradicional no cenário gaúcho. “Trabalhar a lógica da diversificação da matriz produtiva e de geração de renda é fundamental e o Dia de Campo mostra sua importância ao aproximar a pesquisa dos produtores”, expôs o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.

AS QUATRO ESTAÇÕES

 Estação 1 
Os participantes conferiram na prática como produzir silagem com o arroz - pesquisa inédita do uso alternativo de arroz a nível mundial. Os índices nutricionais indicam que a planta é ideal para a alimentação animal. O manejo integrado de pragas e o cultivo de 15 diferentes tipos de cultivares de soja, entre transgênicos e convencionais, em terras baixas também foram apresentados.

 Estação 2 
A Estação “Temas Associados ao Arroz Irrigado” apresentou as três últimas cultivares de arroz lançadas pela Embrapa Clima Temperado: BRS Querência, BRS Sinuelo CL e BRS Pampa. As características que as diferenciam e suas potencialidades foram relatadas.
 
 Estação 3 
Na estação “Rotação de Culturas e Integração Lavoura-Pecuária” os pesquisadores destacaram a importância de diferenciar o manejo utilizado em terras baixas do usado em terras altas. “Existem alguns detalhes que se não forem observados podem gerar perdas desnecessárias”, comentou o pesquisador Giovani Theisen.

 Estação 4 
A Embrapa apresentou como alternativa para o arroz o sistema de irrigação por aspersão. A água é captada e distribuída por um pivô central, de forma linear. O sistema reduz custos e minimiza os impactos ao meio ambiente. Também não necessita de preparo do solo.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias