Publicado em: 20/03/2012 às 11:00hs
O presidente do Irga, Claudio Pereira, destacou o privilégio de estar à frente de uma instituição como o Irga e poder colaborar com o futuro da orizicultura gaúcha. “Nós estamos investindo em pesquisa olhando o agricultor como um todo. O instituto está fortalecido com novas alternativas para o produtor, trazendo mais segurança ao setor, por meio da assistência técnica, extensão rural e pesquisa”.
Pereira alertou que na próxima terça-feira (20), o Governo do Estado anunciará importantes medidas para o setor arrozeiro. “Também é importante lembrar que este ano o Irga finalmente realizará o seu concurso público e implantará o novo plano de carreira dos servidores, sendo esta uma das mais importantes conquistas dos mais de 71 anos da autarquia”, conclui.
Os pesquisadores, técnicos e engenheiros agrônomos do Irga apresentaram o trabalho desenvolvido na estação, onde é possível obter uma seleção de variedades resistentes ao frio. Segundo o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, o Irga procura soluções para a lavoura de arroz e está resolvendo problemas que se repetem há mais de 30 anos. “Em 2011 trabalhamos duramente e conseguimos avanços importantes no setor, impulsionamos a comercialização de 3.360 mil toneladas com investimentos de mais de um bilhão de reais do Governo Federal, que aqueceram o mercado do arroz gaúcho”, comentou. Mainardi afirmou ainda que a situação está melhor, porém ainda não é a ideal. “Temos o desafio de encontrar uma solução estrutural para os problemas do arroz e agradeço ao Claudio Pereira por ter aceitado a missão de tratar e enfrentar estes problemas” finaliza o secretário.
O prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, destacou a qualidade dos trabalhos de pesquisa apresentados no Dia de Campo, voltados para a cadeia produtiva do arroz irrigado, com a perspectiva de inclusão das inovações tecnológicas no pacote de recomendações para a cultura.
Fonte: Assessoria de Comunicação IRGA
◄ Leia outras notícias