Arroz

Debate sobre a questão do arroz

Preocupados com o futuro da lavoura de arroz, produto que cada vez mais perde espaço no mercado interno, com diminuição do consumo, aumento da produção e consequente queda de preço, os arrozeiros de Tapes estão buscando alternativas


Publicado em: 21/05/2012 às 17:20hs

Debate sobre a questão do arroz

A Associação Tapense de Arrozeiros e o Sindicato Rural de Tapes e Sentinela do Sul vão realizar um encontro, amanhã (22), com palestra de Antonio Sartori, da Brasoja, que vai falar sobre agrocenários 2012-2030, mostrando uma visão global com enfoque local sobre as commodities agrícolas de melhores perspectivas nos próximos anos.

Sartori acredita que há um futuro fantástico para os produtores agrícolas mundiais, com exceção, exatamente, do arroz brasileiro, que alcançou grandes índices de produtividade e produção, mas enfrenta queda de consumo internamente. A solução estaria na exportação, algo que o País não tem tradição em arroz, e que enfrentaria uma concorrência muito grande dos produtores asiáticos.

Alguns gaúchos estão pensando em trocar o arroz pela soja, mas este é um cultivar que não se adapta às terras baixas e úmidas usadas pelo arroz. Sartori promete apresentar uma solução que os Estados Unidos encontraram para o plantio de soja em várzea, usando drenagem do solo.

Fonte: Jornal do Comércio

◄ Leia outras notícias