Arroz

Conab inicia pesquisa de estoques de arroz em MT

No ano passado, o volume registrado foi de 843,08 mil toneladas do produto base casca, de acordo com os armazenadores que responderam os formulários


Publicado em: 26/02/2013 às 17:00hs

Conab inicia pesquisa de estoques de arroz em MT

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começa a distribuir, esta semana, para armazenadores, cooperativas, associações e indústrias dos estados do Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, formulários para a realização de levantamento de estoques privados de arroz.  No ano passado, o volume registrado foi de 843,08 mil toneladas do produto base casca, de acordo com os armazenadores que responderam os formulários.

A pesquisa é feita anualmente e vai mostrar o estoque final do produto em casca e beneficiado da safra 2012/2013 e auxiliará na composição do quadro de oferta e demanda do grão. Para a área de Informação do Agronegócio da Conab, a medida vai contribuir com o planejamento governamental e o fomento da produção e da produtividade agrícolas, além da regularidade do abastecimento alimentar nas regiões.

A data base do levantamento é 28 de fevereiro, tendo em vista que em março começa a nova safra 2013/2014 do cereal. Já o prazo para resposta vai até o dia 15 de março, sendo que a consolidação dos dados e os procedimentos de validação serão realizados nos meses de março e abril, com a divulgação prevista para o mês seguinte, maio.

Boletins de Levantamento de Estoques Privados (BLE) serão enviados pelos Correios aos participantes da pesquisa que poderão optar, também, pelo correio eletrônico, desde que estejam com o cadastro atualizado na Conab. A área responsável pela distribuição orienta os participantes para que informem os volumes separadamente, por unidade armazenadora, cadastrada ou não, tanto de arroz em casca quanto do produto  beneficiado.

Os técnicos da Conab chamam, ainda, a atenção dos armazenadores para o recebimento das fichas. Quem  não receber o documento até 13 de março pode entrar em contato com a Companhia.

Fonte: CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento

◄ Leia outras notícias