Publicado em: 06/08/2012 às 19:40hs
A região Sul hoje é responsável por 60% da produção do país, que deve ser beneficiada pelas chuvas previstas para o mês de agosto.
No Estado gaúcho o cereal é cultivado desde a Fronteira Oeste, passando pela região da Campanha, Depressão Central, Litoral Sul e Lagoa dos Patos. Essas regiões apresentam diferenças de solo e clima, mas de acordo com os meteorologistas da Somar, com as últimas precipitações, o índice de água disponível no solo varia entre 70% e 100% em todo Estado.
Como o arroz é uma planta que necessita de muita umidade, as condições climáticas indicam que as lavouras serão beneficiadas pela formação de novas frentes frias nesse mês. Nos proximos três dias a chuva fica concentrada na fronteira com o Uruguai e os acumulados ainda serão baixos.
Mas, segundo o meteorologista da Somar Paulo Etchichury, a partir do dia 12 de agosto outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul e desta vez deve causar chuvas em todo estado. Os volumes acumulados para a próxima semana serão de 70mm e devem atingir principalmente as áreas gaúchas produtoras de arroz.
Em relação as temperaturas, esse início de semana ainda é de frio na região Sul, mas sem riscos de geadas. Ao longo da semana que vem as temperaturas voltam a subir e as míninas ficam na casa dos 15ºC no Rio Grande do Sul e as máximas atingem até os 24ºC.
Fonte: Jornal do Tempo
◄ Leia outras notícias