Arroz

Brasil Prevê Exportar 1,45 Milhão de Toneladas de Arroz na Próxima Safra, Segundo Safras

Produção e Área Plantada de Arroz no País devem Registrar Aumentos em 2024/25


Publicado em: 22/07/2024 às 12:00hs

Brasil Prevê Exportar 1,45 Milhão de Toneladas de Arroz na Próxima Safra, Segundo Safras

O Brasil deverá exportar cerca de 1,45 milhão de toneladas de arroz na temporada 2024/25, conforme previsão da Safras Consultoria. Este volume representa um leve aumento nas exportações, em meio a um cenário de incremento na área plantada e recuperação nas produtividades médias.

Para a próxima safra, a produção de arroz em casca no Brasil foi estimada em 10,996 milhões de toneladas, um crescimento de 7,8% em relação à temporada 2023/24, que registrou 10,204 milhões de toneladas. O aumento é impulsionado por uma elevação de 2,4% na área plantada, que deve alcançar 1,585 milhão de hectares, em comparação com 1,547 milhão de hectares da safra anterior. A produtividade média esperada é de 6.937 quilos por hectare, superior aos 6.593 quilos da temporada passada.

De acordo com Evandro Oliveira, analista da Safras & Mercado, as boas condições das barragens no Rio Grande do Sul e a previsão de um fenômeno La Niña de intensidade moderada contribuem para uma expectativa positiva de produtividade tanto no Sul quanto nas regiões Norte e Nordeste do país.

Oliveira observa que a manutenção de preços remuneradores ao longo de 2024 será crucial para o leve aumento na área plantada com arroz. “Com o mercado mais ofertado e uma tendência de preços mais competitivos, é previsto um aumento nas exportações brasileiras. As importações devem recuar para cerca de 1,65 milhão de toneladas, dada a expectativa de uma colheita favorável e um abastecimento satisfatório”, acrescenta.

O consultor também ressalta que, apesar do modesto aumento na área plantada, a produção deve equilibrar a oferta e demanda em 2025, resultando em estoques de passagem de aproximadamente 1,73 milhão de toneladas ao final de fevereiro de 2026. A relação estoque/consumo deve melhorar na próxima temporada, sinalizando uma tendência de preços mais estáveis.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias