Publicado em: 17/09/2013 às 10:00hs
O sustento dele e da família vem da safra de arroz e da horta, ambos cultivados de forma orgânica. O arroz é certificado como orgânico e ocupa 14 hectares e, na última colheita em março deste ano, teve rendimento de cerca de 80 sacas por hectare.
Repassado para a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap) e Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Nova Santa Rita Ltda (Coopan), a venda do arroz gerou lucro de R$ 10 mil para a família.
A horta, de um hectare e meio, de hortigranjeiros, tem cinco tipos de alface, quatro variedades de tomate, rúcula, espinafre, beterraba, couve, brócolis, chicória, almeirão, radite, mostarda, ervilha, cebolinha, salsa, pimentão, berinjela e moranga. Morango, melancia e cáqui, além de laranja e bergamota são as frutas fornecidas pelo agricultor para dois programas federais e feiras.
A produção da horta é comercializada, além de duas feiras na capital gaúcha, pelos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae).
PAA e Pnae
Para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Osmar entrega diretamente arroz, mel e hortifrutigranjeiros para duas creches do município e nove instituições beneficentes de Porto Alegre. "Com a alimentação escolar tenho dois contratos e entrego todas as segundas-feiras produtos para duas escolas estaduais - uma situada em Gravataí e outra em Viamão", revela.
Renda extra
Osmar Bedende também participa de duas feiras semanais, na capital: uma no Centro Administrativo do estado e outra no campus central da Universidade Federal do RS (UFRGS). "Há três anos sou fornecedor de hortigranjeiros para um centro budista e entrego, ainda, para um restaurante em Viamão", conta. Pela internet, ele também conquistou clientes cativos: "Eles mandam os pedidos e eu entrego as cestas", comemora Bedende.
Evolução econômica
"Cheguei no assentamento com três panelas e um colchão de solteiro", lembra o agricultor, casado com Lucia Marlei Rodrigues e três filhos. Os enteados Jonathan, 20 anos, e Deivid ,15. E a filha do casal, Dandara, de 11 anos.
Com faturamento mensal de cerca de R$ 4 mil, Bedende comenta que atualmente a família tem três motos e dois carros – um Palio de 2003 e a caminhonete Pampa de 1988 – utilizada na entrega dos produtos. Um microtrator ajuda no plantio.
Natural do município de Itatiba do Sul (RS), o assentado é filho de agricultor que criou 11 filhos em 15 hectares. "Meu pai está com 80 anos e até hoje trabalha com a agricultura", comenta orgulhoso.
Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
◄ Leia outras notícias