Arroz

Arrozeiros doam 40 mil litros de diesel a produtores da região central do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes

Iniciativa conta com a arrecadação de mais de R$ 200 mil para apoiar a recuperação do solo e o plantio nas áreas atingidas


Publicado em: 27/11/2024 às 09:00hs

Arrozeiros doam 40 mil litros de diesel a produtores da região central do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes

Produtores de arroz da região central do Rio Grande do Sul receberam um apoio significativo para a recuperação das áreas afetadas pelas enchentes de maio e junho deste ano. Em uma ação coordenada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e pela Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, mais de 30 produtores dos municípios de Dona Francisca e Agudo receberam 40 mil litros de diesel, com valor total aproximado de R$ 215 mil. O combustível será utilizado para a recuperação do solo e para o reinício do plantio nas áreas devastadas pelas enchentes.

Anderson Belloli, diretor Jurídico da Federarroz, ressaltou que a ação é uma extensão do compromisso institucional da entidade com os orizicultores e com a população gaúcha em momentos de necessidade. “Não só defendemos os produtores de grãos da região sul do estado, mas também estamos sempre prontos para ajudar a população gaúcha em situações de emergência, como foi o caso da pandemia e das enchentes de maio e junho,” afirmou Belloli.

O diretor acrescentou que, nas últimas semanas, a Federarroz tem trabalhado intensamente com seus associados na doação de recursos para produtores da Depressão Central, região fortemente atingida pelas inundações. “O objetivo é ajudar os produtores a reconstruírem o que perderam, principalmente o solo, que é a base de sua produção. Estamos felizes em poder contribuir e continuaremos a trabalhar para tornar esse processo mais fácil e menos doloroso,” concluiu.

Ariosto de Macedo Pons Neto, presidente da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí, também se mostrou satisfeito com a participação dos produtores da região da Fronteira Oeste, que prontamente atenderam ao chamado para ajudar. "Muitos produtores daqui de Uruguaiana e Barra do Quaraí têm raízes na região da Quarta Colônia, onde estão os municípios mais afetados pelas enchentes. A solidariedade é muito forte aqui, e todos estão satisfeitos em poder ajudar,” afirmou Pons Neto.

José Mário Tagliapietra, engenheiro agrônomo da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal) e representante da Coordenação da Recuperação da Margem do Rio Jacuí, também agradeceu o apoio. Ele destacou que um grupo de 25 produtores rurais de Dona Francisca se uniu para restaurar os danos causados pela enchente e que a contribuição foi essencial para a recuperação. "Agradecemos imensamente aos envolvidos, especialmente ao presidente da Associação de Arrozeiros de Uruguaiana e Barra do Quaraí e à diretoria da Federarroz, que coordenaram a arrecadação dos recursos necessários para a recuperação das áreas atingidas,” concluiu Tagliapietra.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias