Arroz

Arroz Gaúcho com destino a América Central

O arroz proveniente da Fronteira Oeste Gaúcha estará embarcando para a América Central tendo como destino a Nicarágua, no próximo domingo, 22 de julho


Publicado em: 20/07/2012 às 11:20hs

Arroz Gaúcho com destino a América Central

Este será o primeiro dos três navios, que já contam com arroz estocado no porto de Rio Grande para o carregamento. Nesta etapa será embarcado 36.000 toneladas do grão em casca. Deste volume, 70 % é oriundo dos municípios de Alegrete e Uruguaiana que contou com a participação efetiva de 50 produtores.

O proprietário da Parceria Passo do Angico, Henrique Osório Dornelles, situada em Alegrete, revela que esta é mais uma alternativa para a venda do arroz estocado na Fronteira Oeste e uma oportunidade para novos negócios. “Através de um operador de mercado conterrâneo, estamos abrindo caminhos para comercializar o nosso excedente e isso poderá acabar interferindo positivamente no mercado de arroz no Brasil”, avalia Henrique Dornelles.

A variedade que está sendo exportada para os nicareguenses é do arroz comum 55 a 58% de grão inteiro, com tolerância de 2% de impureza e até 13% de umidade. É grande a expectativa do resultado no cliente final do arroz embarcado. O produto consumido na Nicarágua é proveniente dos EUA e segundo relatos, não está agradando ao consumidor devido a determinada variedade que vem sendo cultivada em grande escala naquele país. “Pelas características sensoriais, principalmente visual, o arroz gaúcho tende a ser muito superior ao atual, pelo menor índice de barriga branca e gessado”, explica Dornelles.

Novos Mercados - Não será a primeira vez que uma Associação de Arrozeiros Gaúcha organiza uma exportação. Ano passado, de forma pouco usual, produtores de Alegrete repartiram os riscos da operação, mas também os benefícios com o exportador. Através da empresa alegretense Giba Arroz Perfeito LTDA, que possui uma sede em Ghana /África, foi enviado 1/4 do arroz exportado pelo Brasil para o referido país. Este ano, esta mesma empresa possui um market share de 40% entre as empresas brasileiras exportadoras de arroz para Ghana.

Fonte: Associação dos Arrozeiros de Alegrete

◄ Leia outras notícias