Algodão

Importadores de Algodão de Oito Países Visitam Fazendas e Estruturas de Beneficiamento no Brasil

Missão Compradores busca estreitar relações comerciais e demonstrar a qualidade da produção brasileira


Publicado em: 24/07/2024 às 11:10hs

Importadores de Algodão de Oito Países Visitam Fazendas e Estruturas de Beneficiamento no Brasil

O Brasil recebe, de 26 de julho a 3 de agosto, a oitava edição da Missão Compradores, um intercâmbio comercial organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). O evento reúne importadores de algodão de Bangladesh, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Honduras, Índia, Paquistão e Turquia. O objetivo é proporcionar uma visão abrangente das etapas do ciclo produtivo do algodão brasileiro, desde o plantio até a rastreabilidade do produto.

Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, destaca a importância da missão para fortalecer as relações comerciais com parceiros estratégicos. “A cada edição, mostramos o modelo de produção responsável do algodão brasileiro, que nos elevou de segundo maior importador mundial para o atual posto de maior exportador global da pluma”, afirmou.

Em 2023, o Brasil produziu 3,24 milhões de toneladas de algodão, mantendo-se como o terceiro maior produtor mundial. As exportações brasileiras de algodão estão estimadas em 2,72 milhões de toneladas para o período de agosto de 2023 a julho de 2024, de acordo com dados da Abrapa, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Isso reforça o Brasil como principal exportador global.

Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer fazendas em diferentes estágios de colheita e beneficiamento do algodão, além de centros de análise e classificação de qualidade da pluma. A programação inclui visitas a cinco fazendas produtoras de algodão em Lucas do Rio Verde e Campo Verde (MT), São Desidério (BA) e Cristalina (GO), além de unidades de beneficiamento.

O itinerário inclui ainda visitas à Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra), ao Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e ao Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), gerido pela Abrapa.

A Missão Compradores é parte do programa Cotton Brazil, que promove o algodão brasileiro no mercado internacional. Coordenado pela Abrapa, o programa conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea).

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias