Algodão

Colheita do algodão atinge 32% em Mato Grosso e preço fica estável

A colheita do algodão avançou em Mato grosso e já atinge 32% dos 452,3 mil hectares cultivados


Publicado em: 30/07/2013 às 11:20hs

Colheita do algodão atinge 32% em Mato Grosso e preço fica estável

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou, ontem, que com isso, as algodoeiras "já estão em pleno funcionamento, e volumes de algodão disponível devem entrar no mercado somente após os produtores entregarem os contratos de exportação, que normalmente são os primeiros no prazo de vencimento".

Diante desse cenário, o instituto destacou que os preços sofreram poucas oscilações, permanecendo inferior à paridade de importação em apenas 7%, o que significa que há pouco espaço para valorização da pluma nacional. "A liquidez no mercado interno continuou fraca entre 22 e 26 de junho, deixando claro o posicionamento da indústria de adquirir pequenos lotes (mínimo de 25 toneladas) até que se tenha a pluma 2012/13 em maior oferta no mercado disponível, cobrindo apenas a necessidade imediata da indústria têxtil". Outro motivo para estabilização é que a indústria de fios de algodão no Brasil não tem potencial para pagar mais pela pluma, pois sua margem de lucro também está estreita.

No mercado interno mato-grossense, na quarta semana do mês, mesmo com pouca variação, houve queda de 1%. "Com a indústria comprando apenas quando tem necessidade, os preços são pressionados para baixo, apenas negócios pontuais são fechados, e os produtores continuam cumprindo contratos futuros de exportação". Os preços fecharam com R$ 66,20 em Sorriso e 67,1 em Itiquira.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

◄ Leia outras notícias