Caprinos e Ovinos

Fenovinos quer ser uma feira enxuta e agradar produtores pela agilidade

Arco concentra julgamentos e remates para que evento atenda demanda de produtores sobre feiras de curta duração


Publicado em: 19/04/2024 às 15:00hs

Fenovinos quer ser uma feira enxuta e agradar produtores pela agilidade
Foto: Fenovinos. Crédito: Lorena Garcia

Enquanto Santa Margarida do Sul (RS) se prepara para receber criadores de ovinos de todo o estado e até mesmo de Santa Catarina, Paraná e, possivelmente, de São Paulo, os organizadores da 36ª Fenovinos fazem os últimos ajustes na programação de julgamentos, remates e palestras. O evento, que acontece de 1º a 5 de maio, reunirá cabanhas de ovinos de lã e de carne e é itinerante, sendo realizado em locais escolhidos pelos próprios expositores. 

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler, ressalta que, este ano, a Fenovinos apresenta uma particularidade, que é a participação, de forma colaborativa, dos municípios de São Gabriel (RS) e Vila Nova do Sul (RS). “É até muito importante, porque mostra o interesse destes municípios numa exposição tão significativa quanto esta, que agrega ovinocultores do Rio Grande do Sul e até de outros estados”, destaca o presidente. Ele afirma, ainda, que a Fenovinos é um evento relevante “principalmente nestes municípios onde está se consolidando a criação de ovelha e onde a ovinocultura tem um fundamento muito importante de crescimento”. 

Com relação à programação que já tem sido divulgada entre os criadores, o presidente da Arco destaca o julgamento que ocorrerá na quinta-feira, dia 2, à tarde. “O julgamento de admissão é imprescindível e é onde os animais são verificados na sua individualidade, de tatuagem, dentição, documentos. É o passaporte para o julgamento de classificação, que acontecerá na sexta-feira, dia 3”, explica Edemundo Gressler. Esses julgamentos serão realizados simultaneamente em quatro pistas por onde passarão todas as raças laneiras e carniceiras presentes ao evento. 

Já no sábado, dia 4, os expositores vão se reunir para falar de futuro. É que sempre ocorre dentro de uma Fenovinos em andamento, a escolha da futura sede da feira. Assim, os municípios e sindicatos rurais que desejarem sediar a Fenovinos de 2025 farão a apresentação das suas cidades e parques. Por votação, o local do próximo ano será escolhido. Já a parte da tarde será dedicada aos remates. “É uma feira de trabalho, de negócios, com praticamente três dias. É um curto período para, justamente, dar agilidade às exposições e feiras solicitada pelos produtores, até em função de custos, como despesas de alojamentos por vários dias”, explica o presidente da Arco. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco)

◄ Leia outras notícias